F1 – Mercedes revela o problema de Hamilton na Áustria

quarta-feira, 7 de julho de 2021 às 19:01

Lewis Hamilton

A Mercedes revelou que os danos às peças aerodinâmicas na traseira esquerda do carro de Lewis Hamilton durante o GP da Áustria custaram de seis a sete décimos de segundo por volta.

O diretor de engenharia da pista, Andrew Shovlin, explicou no último vídeo da Mercedes que isso levou à perda de 30-40 pontos de downforce.

Hamilton pegou o dano ao atingir a zebra de saída na curva 10 na volta 30 da corrida, o que Wolff enfatizou não foi um erro do piloto. A filmagem a bordo de Hamilton também não mostrou um erro óbvio que o levou a bater na zebra de uma forma problemática ou mais do que ele mesmo e todo os outros pilotos estavam fazendo.

Os danos não só causaram perda de desempenho, mas também desgastaram mais os pneus traseiros, acelerando a degradação e forçando-o a entregar o P2 ao companheiro de equipe Valtteri Bottas, antes de ser ultrapassado por Lando Norris da McLaren e fazer um segundo pitstop em seu caminho para P4.

Questionado sobre o quanto os danos afetaram o carro de Hamilton, Shovlin respondeu: “Muito. A parte que foi danificada são alguns dos winglets que ficam nos montantes traseiros, então o carbono funciona lá.

“São peças aerodinâmicas bastante complexas que contam muito no desempenho do carro, na verdade, é uma área muito sensível e estamos medindo as pressões nessas áreas e a partir disso, podemos calcular o desempenho.”

“Agora, as estimativas que estão chegando giram em torno de 30 a 40 pontos de downforce. Isso se traduz em cerca de seis ou sete décimos de segundo por volta, portanto, uma quantidade bastante significativa.”

“Mas, ainda pior, tudo saiu do eixo traseiro, então Lewis teve muito sobresterço nesse período.”

“A traseira do carro ficou derrapando, arrastando os pneus e os desgastando, e esse problema começou a se agravar com taxas mais altas de degradação.”

“Então, em última análise, custou a Lewis a posição P2, também significou que decidimos parar para colocar outro jogo de pneus apenas para ter certeza de que ele poderia chegar ao fim.”

Shovlin também foi solicitado a explicar por que colocaram pneus duros para Hamilton naquela parada, quando ele tinha um conjunto de médios disponível.

No entanto, estes não eram dignos de corrida, tendo sofrido um corte quando foram usados durante a classificação, o que significa que o duro era a única opção disponível.

Embora Hamilton também tivesse usados macios disponíveis, estes não seriam considerados devido à sua curta vida útil.

“A Pirelli deu uma olhada naqueles pneus médios e disseram que não havia problema em fazer voltas de classificação, mas não seria bom para uma corrida.”

“Então, infelizmente esse conjunto de pneus não estava disponível, portanto, optamos pelo pneu duro.”

O editor-chefe do Autoracing, Adauto Silva, assistiu a câmera onboard de Lewis das voltas 26 a 38 e não viu o piloto fazendo nada diferente na volta 30 que possa ter causado o dano.

AS - www.autoracing.com.br

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