F1 – Mercedes revela causa da derrota no GP da Austrália

quarta-feira, 28 de março de 2018 às 19:05

Ferrari e Mercedes

A Mercedes revelou que um bug em seu software fez com que a equipe perdesse a corrida para a Ferrari no GP da Austrália de domingo.

Embora inicialmente se pensasse que o fracasso da equipe em colocar Lewis Hamilton na frente de Sebastian Vettel, quando o alemão enfrentou o Safety Car Virtual (VSC), tinha sido um problema com seu software de estratégia de corrida, agora foi revelado que de fato o problema se deveu a uma ferramenta off-line que a equipe usa para calcular os delta de tempo entre os carros que vão parar e aqueles que vão permanecer na pista.

“A questão não está realmente no software de estratégia de corrida que usamos”, explica Andrew Shovlin, diretor de engenharia da equipe alemã.

“Foi uma ferramenta off-line com a qual criamos esses tempos de volta delta e encontramos um bug na ferramenta, o que significou que ela nos forneceu o tempo errado.”

“O número que estávamos calculando era de cerca de quinze segundos”, revela ele, “e na realidade o número foi ligeiramente menor que treze segundos, então foi isso que criou nosso delta. É por isso que pensamos que estávamos seguros. Pensamos que tínhamos um pouco de margem, mas na verdade não tínhamos. Nós desistimos, ficamos em segundo lugar porque é muito difícil ultrapassar e não conseguimos.”

Devido às consequências do fracasso, a Mercedes dedicará o mesmo tempo e recursos para consertar o problema como faria com um problema de confiabilidade no carro.

“É realmente entender tudo o que deu errado, reunir todos os dados e, invariavelmente, nunca é apenas uma coisa”, disse ele. “Então, há elementos que podemos calcular melhor, mas nós também olhamos para o futuro. Vamos garantir que tenhamos mais margem, porque queremos ser capazes de cobrir o Vettel, caso ele faça uma volta incrivelmente boa ao se aproximar dos boxes, ou se tiver uma parada incrivelmente rápida Com qualquer uma dessas coisas, olhamos o que deu errado, resolvemos o problema e depois colocamos os processos no lugar para nos certificarmos de que o erro não se repetirá.”

“Nunca é uma ciência exata, porque você não sabe com que rapidez um carro conseguirá passar pela entrada do pitlane”, concluiu o britânico, referindo-se ao fato de que um dos principais fatores no domingo foi o fato de que enquanto os carros na pista estavam sujeitos a velocidade limitada pelas regras do VSC, Vettel e os demais pilotos que iam entrar naquele momento, conseguiram acelerar da linha do safety car até atingir o limite de velocidade no pit lane.

Abaixo, Andrew Shovlin explica o que aconteceu.

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.