F1 – Mercedes planeja grande atualização para os testes desta semana

segunda-feira, 10 de setembro de 2012 às 23:55

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A Mercedes vai testar uma importante atualização de seu carro em Magny-Cours, esta semana com o objetivo de terminar a temporada em alta.

Depois de um longo período concentrados em melhorar o entendimento dos pneus, em vez de entregar atualizações, a Mercedes planeja testar um sistema de escape totalmente novo, bem como um DRS revisado durante os testes desta semana para jovens pilotos.

A equipe, além de continuar a avaliação do DRS duplo (estilo Lotus) que testou na Bélgica, o Mercedes W03 irá apresentar sua versão de escape com Efeito Coanda que tem sido bem utilizado pela McLaren, Ferrari e Sauber nesta temporada.

O chefe da equipe Mercedes, Ross Brawn, disse ao site Autosport que a equipe talvez tenha negligenciado o desenvolvimento do carro nos últimos meses.

“Nós não estávamos entendendo os pneus e concluímos que a coisa mais eficaz que poderíamos fazer, em vez de ir direto para um sistema de Efeito Coanda, era entender os pneus, para tê-los um pouco mais sob controle”, disse ele.

“Talvez devêssemos ter feito tudo em paralelo, mas nos concentramos naquilo que achávamos ser mais importante.”

“Nós estamos muito melhores no gerenciamento dos pneus e de fato, tivemos corridas onde fizemos nossos pneus durarem mais do que alguns de nossos concorrentes, o que não era o caso no início do ano.”

“Também fizemos um trabalho no túnel de vento. Agora com o nosso novo modelo em 60%, estamos entendendo melhor esse tipo de sistema de escape. Isso é o que vamos avaliar esta semana.”

Brawn disse que o escape com Efeito Coanda ajudaria o W03 nas curvas de baixa velocidade.

“Achamos que pode ajudar bastante na tração de baixa velocidade”, disse ele. “O efeito dos gases de escape é mais significativo em velocidades mais baixas do que altas, e também traz o equilíbrio, que talvez você precise para o pneu traseiro.”

Brawn também disse que se os testes de seu novo DRS duplo forem positivos, então o plano é correr com ele o mais rápido possível.

“Ainda há um longo caminho a percorrer”, disse ele. “Há algumas corridas no final do ano onde esta filosofia pode ser bastante útil.”

“É um sistema passivo – e só funciona em determinadas combinações de curvas, ou seja, não é adequado para todas as pistas. Ele tem que estar sintonizado e a afinação do sistema é um desafio.”

A nova versão do DRS duplo permite “estolar” as asas em uma velocidade definida, o que aumenta a velocidade do carro em linha reta. No entanto, as equipes precisam ser capazes de garantir que a velocidade de funcionamento seja maior do que na curva mais rápida da pista, caso contrário o carro perderá downforce em curvas, além de se tornar perigoso.

O piloto de testes da Mercedes, Sam Bird, está programado para dirigir na terça e quarta-feira de testes desta semana em Magny-Cours, e poderia ficar até quinta-feira, se o programa não estiver concluído.

AS - www.autoracing.com.br

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