F1 – Mercedes implacável já pensa em 2021 e 2022

quarta-feira, 14 de outubro de 2020 às 21:35

Toto Wolff

A Mercedes espera que a Red Bull a desafie mais no resto da temporada, já que os Prateados terminaram as atualizações importantes de seu carro de Fórmula 1 de 2020 algumas corridas atrás.

Lewis Hamilton é o líder do campeonato folgado em 2020 e a Mercedes se destacou nesta temporada, vencendo 9 das 11 corridas até agora e garantindo a pole em todas elas.

A única vez que foi desafiada por mérito foi quando uma tempestade perfeita tornou Verstappen e Red Bull imbatíveis na segunda corrida de Silverstone, e também perdeu a vitória no GP da Itália porque a própria equipe errou.

Nas últimas corridas, a Red Bull tem melhorado, o que já virou praxe, ou seja, melhora de maneira significativa seu carro na segunda metade da temporada.

Em Nurburgring no fim de semana passado, auxiliado por um novo pacote de atualização, Verstappen chegou a segurar a pole provisória após as primeiras tentativas no Q3 antes de cair para terceiro no grid.

O chefe da equipe Mercedes, Toto Wolff, reconheceu que está “implantando a estratégia que acreditamos ser a certa” e tem que aceitar que enfrentará mais concorrência nas últimas corridas.

Depois da corrida de domingo, ele admitiu abertamente que o carro da Mercedes 2020 não está mais sendo desenvolvido.

“Nós os terminamos há muito tempo”, disse Wolff sobre atualizações significativas da equipe.

“Isso sempre foi o que olhamos no passado, é uma decisão cuidadosamente pensada porque nem em todos os campeonatos você pode se dar ao luxo de fechar o livro antes do tempo.”

“Mas as regras mudam bastante para o próximo ano. E, a esse respeito, decidimos, como nos anos anteriores, mudar para o carro do próximo ano e é por isso que você pode ver essa mudança de desempenho entre as equipes.”

“Acho que sempre temos um início e um meio de temporada muito fortes e quem continua a se desenvolver é forte no final.”

A maioria das equipes mudou seu foco para 2021 agora, mas provavelmente haverá consequências com base em quanto tempo cada equipe vai continuar o desenvolvimento do carro atual.

A F1 está mantendo os componentes fundamentais do carro para 2021, mas o desenvolvimento aerodinâmico é livre e há mudanças significativas nas regras na parte traseira do assoalho que reduzirão o downforce produzido pelos carros.

No próximo ano, as equipes vão operar com um limite de orçamento e restrições de desenvolvimento aerodinâmico mais rígidas sendo aplicadas em 2021.

Quanto mais o desenvolvimento de 2021 for concluído este ano, mais uma equipe poderá usar seu tempo e dinheiro no próximo ano nas regras completamente novas de 2022, que não podem ser trabalhadas até o próximo ano.

O ritmo da Red Bull em Nurburgring poderia ter sido impulsionado por uma variedade de fatores, bem como a atualização mais recente do RB16, com a Mercedes com desempenho ligeiramente inferior (sua vantagem sobre todas as equipes foi menor do que o normal) e o circuito sendo menos sensível à potência, o que ajuda o défice da UP Honda ao longo da temporada, particularmente no final de longas retas.

“A Red Bull está mais perto de nós e na classificação, Lewis e Max fizeram seus melhores tempos no Q2”, disse o diretor de engenharia da Mercedes, Andrew Shovlin.

“Se você olhar para os melhores momentos de todos, está muito, muito perto. Valtteri acabou fazendo uma volta brilhante quando realmente contou.”

“Acho que eles estão se desenvolvendo mais rápido do que nós no momento e temos visto isso progressivamente. Mas, para ser honesto, vimos que, na maioria dos últimos anos, eles tendem a não começar a temporada tão fortes quanto nós.”

“Eu realmente não consigo pensar em um ano recente em que eles não tenham estado junto de nós no final.”

“Se virmos que essa tendência continua, então as corridas restantes vão ficar mais difíceis e será mais difícil tentar manter os carros na pole no sábado e vencer no domingo.”

A Mercedes está a caminho da sétima dobradinha consecutiva e seu foco em 2021 pode permitir que continue sua forma também no ano que vem.

Wolff disse que tal sucesso dificilmente perturbará a Mercedes e fará com que ela finalmente baixe a guarda.

“Quando você pensa muito sobre pontos, vitórias em corridas ou campeonatos, você fica distraído”, disse Wolff.

“Acho que você precisa ser tão bom e tão perto da perfeição em cada sessão, e depois tentar marcar o máximo de pontos possível na corrida.”

“E é por isso que você não deve olhar muito para o que poderia ser. Mas concentre-se apenas na tarefa à sua frente.”

“Nosso recorde e das 91 vitórias é algo de que se orgulhar, mas não algo que deveria desencadear complacência.”

“Esse risco não existe em nossa equipe porque somos implacáveis, buscamos a perfeição e o amanhã, em vez de olhar para trás.”

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AS - www.autoracing.com.br

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