F1 – Mercedes está sob pressão para 2014

sexta-feira, 3 de janeiro de 2014 às 10:53

Toto Wolff

Conteúdo patrocinado por: selopatrocinio

A Mercedes está enfrentando uma enorme pressão para ser a equipe a ser batida nesta temporada, depois de fazer uma ótima campanha em 2013, avalia  Toto Wolff.

A scuderia chefiada por Niki Lauda venceu três corridas no ano passado com seus pilotos Lewis Hamilton e Nico Rosberg e, isso ajudou a equipe a conquistar o segundo lugar no campeonato de construtores.

E é esse nível de progresso que todos estão esperando da Mercedes para 2014, ano em que a categoria vai enfrentar mudanças aerodinâmicas e a adoção de novos motores turbos V6, o que deixou todos os membros da equipe com o desejo de serem bem sucedidos.

Wolff, que agora está trabalhando junto com Paddy Lowe após a saída de Ross Brawn, admite que a equipe baseada em Brackley não deve fazer uma temporada pior do que fez em 2013.

“Não, não podemos permitir isso”, disse Wolff em entrevista exclusiva ao site Autosport.

“Se tivéssemos terminado em terceiro ou quarto no mundial de construtores, as pessoas poderiam dizer que ainda existe uma evolução antes de sermos campeões do mundo.

“Mas agora as expectativas são muito altas, e temos de gerir essas expectativas porque ganhar um campeonato mundial não é uma tarefa fácil”. “É algo muito difícil”.

“É diferente de apenas vencer corridas, porque para se conquistar um campeonato, talvez apenas vitórias não sejam suficientes e sim a regularidade”. “Mas podemos dizer honestamente que somos um concorrente para a próxima temporada”.

Wolff pensa que é vital para as pretensões da Mercedes não ficar muito otimista ou pessimista sobre suas perspectivas, pois isso poderia prejudicar todo um trabalho duro que vem sendo feito.

“O otimismo é sempre perigoso”, disse ele. “Você tem que ser um otimista pessimista ao mesmo tempo”.

“A tendência geral é de ser pessimista”. “Quando você acha que tudo vai dar errado e no fim das contas tudo dá certo, você com certeza sofre menos do que quando acha que tudo vai dar certo”. “Mas é óbvio que você não pode ser pessimista durante todo o tempo, caso contrário você acaba desmotivando as pessoas a sua volta”.

“O que eu posso ver são os esforços, inteligência e recursos que estão sendo colocados no desenvolvimento dos motores e, eu acredito que as coisas certas estão sendo feitas”.

“Agora eu sei o que a Ferrari e a Renault estão fazendo? Não”. “Eu tenho certeza que eles têm pessoas inteligentes e muito competentes que estão fazendo um bom trabalho também”. No momento é como se fosse uma leitura em uma bola de cristal, pois não temos certeza alguma do que vai acontecer”.

Embora a especulação no paddock aponte a Mercedes começando a temporada com o melhor motor, Wolff não está tão convencido de que as coisas vão ser dessa maneira.

“Nós não sabemos”. “É tudo baseado em boatos e fofocas, eu não tenho tanta certeza que teremos o melhor motor ou o motor mais potente”.

“Todas as fabricantes de motores tem pessoas muito competentes trabalhando no desenvolvimento, então eu não acredito que uma fabricante vai ter uma grande vantagem sobre as demais”, finalizou Wolff

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.