F1 – Mercedes e Red Bull tiveram de alterar a suspensão

quinta-feira, 23 de março de 2017 às 9:39
Red Bull e Mercedes

Red Bull e Mercedes

A polêmica das suspensões da Fórmula 1 não deverá provocar um protesto no GP da Austrália, já que Red Bull e Mercedes tiveram de mudar elementos de seus projetos de 2017.

A controvérsia relacionada aos sistemas de suspensão começou no inverno quando a Ferrari buscou um esclarecimento da FIA sobre a legalidade dos conceitos inteligentes para ajudar na performance aerodinâmica do carro.

A carta original da Ferrari estava baseada em uma ideia teórica que ela estava avaliando, mas foi amplamente entendido que a motivação real era desafiar os designs inteligentes que Mercedes e Red Bull vinham utilizando.

Após um esclarecimento final da FIA antes dos testes no mês passado afirmando que os sistemas de suspensão não deveriam ser projetados para ajudar deliberadamente na performance aerodinâmica, a federação inspecionou os designs de todas as equipes durante os testes de pré-temporada na Espanha.

A FIA deixou claro que as equipes tinham de provar que seus sistemas de suspensão inteligentes não foram projetados para melhorar a aerodinâmica do carro, e os conceitos que Mercedes e Red Bull queriam usar não estavam de acordo com as regras e tiveram de ser alterados.

Charlie Whiting, diretor de prova da FIA, disse em uma conferência de mídia em Melbourne: “Você não pode ter um sistema de suspensão que afeta a performance aerodinâmica do carro de alguma maneira que não seja incidental”.

“Nós queríamos ver se a suspensão tem apenas a função que deveria ter ou se está lá predominantemente pela performance aerodinâmica do carro. Essa é a mudança. Estamos nos concentrando muito mais nisso este ano”.

“Se um sistema de suspensão se comporta de modo assimétrico, não existe uma razão muito justificável para isso – se ele desce em uma determinada velocidade e volta em outra. Se as equipes não conseguirem nos convencer, não podem usá-lo”.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.