F1 – Mercedes e Red Bull discordam em quase tudo e rivalidade só aumenta

terça-feira, 18 de maio de 2021 às 12:37

Toto Wolff e Christian Horner

A rivalidade entre as equipes Mercedes e a Red Bull tem extrapolado a pista e ambas têm trocado farpas e acusações em vários campos da Fórmula 1. Agora, as coisas esquentaram devido à discordância sobre punições para quem extrapolar novo o teto de orçamento imposto para nivelar mais o campo de jogo.

Este ano, entrou em vigor um limite de orçamento de USD 145 milhões em gastos principalmente na operação e no desenvolvimento dos carros, um corte significativo para as equipes de ponta. A Mercedes, por exemplo, revelou recentemente que seu gasto total em 2020 foi de USD 460 milhões, ou seja, estratosféricos USD 315 milhões acima do teto atual.

Embora antes muito da conversa fosse sobre como esse limite de orçamento seria policiado, agora a atenção se voltou para o que realmente acontecerá se e quando alguma equipe ultrapassar esse limite.

“Um grande grupo de equipes, sete das 10 equipes, votou a favor da introdução de punições esportivas para violações do teto orçamentário”, afirmou o chefe e CEO da Mercedes, Toto Wolff.

“No momento, há apenas punições financeiras e três equipes votaram contra, dizendo ‘vamos cobrar uma punição financeira, mas não queremos punições esportivas’.”

“Isso é um pouco estranho. Mas acho que o compromisso que alcançamos agora é entender por que isso acontece e quais regulamentos eles consideram incompletos ou desconfortáveis.”

“A meta que estabelecemos para nós mesmos é de algumas semanas para resolver o problema e então todos entendem que as violações do teto orçamentário devem ser vistas da mesma forma que as violações técnicas em termos de penalidades esportivas”, confirmou.

Além da Red Bull e AlphaTauri, o Motorsport disse que a Ferrari também votou contra a imposição de uma punição esportiva, como por exemplo, uma perda de pontos.

No entanto, o chefe da Red Bull, Christian Horner, discordou da explicação do austríaco alegando que as punições por furar o teto “já estavam claras”.

“Atualmente há uma discussão sobre procedimentos que, por se tratar de um novo conjunto de regulamentações, estão todos sendo arrumados”, acrescentou.

“Espero que dentro de um mês, tudo fique claro em termos de procedimentos.”

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.