F1 – Mercedes: Bottas perdeu cinco por cento de downforce no GP da França

quarta-feira, 27 de junho de 2018 às 12:10

Valtteri Bottas apos colisão no GP da França

Valtteri Bottas perdeu cerca de cinco por cento de downforce de seu carro de Fórmula 1 durante o GP da França, revelaram os dados divulgados pela Mercedes.

Bottas rodou depois de ser atingido pelo Ferrari de Sebastian Vettel na primeira curva na primeira volta de Paul Ricard, forçando-o a voltar aos boxes com um pneu traseiro esquerdo furado.

O finlandês sofreu mais danos em seu assoalho enquanto passava uma volta inteira lutando para levar seu carro de volta aos boxes, o que por sua vez atrapalhou seus esforços de conseguir uma recuperação que acabou culminando em um sétimo lugar.

“A resposta simples é de cerca de cinco por cento [do downforce]”, disse Andrew Shovlin, engenheiro de pista da Mercedes. “Isso não foi do contato com Vettel, foi na verdade quando o pneu esvazia, quando fura, começa a desmanchar e é o pneu batendo no chão que causa o dano no caminho de volta”.

“Então, você está tentando ir devagar o suficiente para não danificar muito o assoalho, mas também rápido o suficiente para que você possa voltar ao pelotão quando o Safety Car sair”.

“O grande problema de Valtteri não foi apenas a perda de downforce, mas o quão imprevisível foi”, acrescentou Shovlin. “Em algumas curvas e voltas estava bem, mas em outras vezes não e ele sentia uma grande perda de aderência na traseira, o que o deixava instável”.

IB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.