F1 – Mercedes: Bottas perdeu cinco por cento de downforce no GP da França

Valtteri Bottas apos colisão no GP da França

Valtteri Bottas perdeu cerca de cinco por cento de downforce de seu carro de Fórmula 1 durante o GP da França, revelaram os dados divulgados pela Mercedes.

Bottas rodou depois de ser atingido pelo Ferrari de Sebastian Vettel na primeira curva na primeira volta de Paul Ricard, forçando-o a voltar aos boxes com um pneu traseiro esquerdo furado.

O finlandês sofreu mais danos em seu assoalho enquanto passava uma volta inteira lutando para levar seu carro de volta aos boxes, o que por sua vez atrapalhou seus esforços de conseguir uma recuperação que acabou culminando em um sétimo lugar.

“A resposta simples é de cerca de cinco por cento [do downforce]”, disse Andrew Shovlin, engenheiro de pista da Mercedes. “Isso não foi do contato com Vettel, foi na verdade quando o pneu esvazia, quando fura, começa a desmanchar e é o pneu batendo no chão que causa o dano no caminho de volta”.

“Então, você está tentando ir devagar o suficiente para não danificar muito o assoalho, mas também rápido o suficiente para que você possa voltar ao pelotão quando o Safety Car sair”.

“O grande problema de Valtteri não foi apenas a perda de downforce, mas o quão imprevisível foi”, acrescentou Shovlin. “Em algumas curvas e voltas estava bem, mas em outras vezes não e ele sentia uma grande perda de aderência na traseira, o que o deixava instável”.

IB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.