F1 – McLaren testa novas partes do carro para 2021

sexta-feira, 28 de agosto de 2020 às 13:02

Carlos Sainz em Spa

O regulamento da F1 impede as equipes de projetar carros totalmente novos para o próximo ano, mas isso não significa que a aerodinâmica não possa ser desenvolvida. Pode e bastante.

As equipes ainda estão trabalhando com tudo e uma preparação para o próximo ano veio nos treinos dessa sexta-feira em Spa-Francorchamps, quando a McLaren andou com algumas partes “experimentais” de seu carro de 2021.

Com a FIA esperando ganhos de downforce e a F1 usando os mesmos pneus pelo terceiro ano consecutivo, algumas mudanças nas regras foram acordadas para impedir grandes aumentos no desempenho do carro.

De longe, a maior dessas alterações é na borda do assoalho, com uma grande fatia diagonal sendo retirada da traseiro, limitando o que pode ser feito com a área crítica logo à frente do pneu traseiro.

Ilustração de Giorgio Piola

Nos últimos anos, as equipes desenvolveram assoalhos que aceleram e direcionam o ar e à frente do pneu traseiro.

O uso de orifícios totalmente fechados, em vez dos slots que foram desbloqueados quando as regras foram alteradas em 2017, oferece a cada equipe uma ferramenta potente para combater a entrada de turbulência sob o piso criada pelas rodas dianteiras.

Isso também permite que eles manipulem o ar criado pela deformação do pneu traseiro, que pode ser prejudicial ao desempenho do difusor.

Acredita-se que a McLaren seja a primeira equipe a testar um piso com especificações estilo 2021, equipando o carro de Carlos Sainz com um novo desenho na Bélgica.

Foi por pouco tempo no TL1, mas isso sem dúvida oferecerá uma visão do mundo real sobre a quantidade de downforce que será perdida pelas mudanças e fornecerá à equipe alguns dados cruciais para que elas possam recuperar algumas dessas perdas.

“Também vamos testar hoje, se as condições permitirem e continuar seco, algumas peças aerodinâmicas experimentais para mais tarde nesta temporada”, revelou o chefe da equipe da McLaren, Andreas Seidl,

Enquanto isso, do outro lado da garagem, Lando Norris recebeu as últimas atualizações para testar, com a equipe otimizando o arranjo do defletor lateral para o GP da Bélgica.

Os principais painéis do defletor permanecem praticamente inalterados, mas uma fileira de três abas foi adicionada abaixo do conjunto principal para ajudar a organizar o fluxo naquela região.

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AS - www.autoracing.com.br

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