F1 – McLaren: reintroduzir testes de verão causaria transtornos as equipes

quarta-feira, 8 de maio de 2013 às 15:08

Circuito de Mugello

A F1 não poderia reintroduzir os testes de verão sem uma reformulação nas equipes, é o que pensa o diretor da McLaren, Jonathan Neale. O calendário de testes do próximo ano está na agenda de discussões  do Sporting Work Group da F1, em Barcelona. O assunto central é onde e quando os testes de pré-temporada serão conduzidos em 2014, devido a enorme mudança no regulamento.

“Acho que temos que ser bastante cuidadosos com a reintrodução dos testes durante a temporada, se decidirmos pegar este caminho,” comentou Neale. “Isto criará muita pressão neste setor da categoria. Criar este tipo de teste no meio do campeonato forçará, provavelmente, as equipes a recriarem uma “equipe de testes”, e isto vai contra tudo que vínhamos fazendo para reduzir os gastos na F1,” continuou.

Com um calendário de 19 a 20 corridas, Neale teme que os funcionários da categoria fiquem ainda mais sobrecarregados.

“Eu estou sendo muito cuidadoso e acho que Ross Brawn tocou em um ponto sensível, quando disse que precisávamos ter um pouco mais de atenção com o pessoal que viaja todo final de semana. A F1 provou, nos último anos, que não precisa de mais tempo na pista,” falou Neale.

Equipes de testes eram muito comuns na época dos treinos ilimitados. Mas quando este tempo de teste foi restrito drasticamente como parte de um plano para reduzir os gastos da categoria em 2009, um teste extra foi planejado no mês de maio em Mugello. As equipes então, decidiram que o teste não estava sendo muito útil e voltaram ao esquema da pré-temporada de inverno.

Tags
, , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.