F1 – McLaren pede transparência da FIA sobre falhas de pneus

sexta-feira, 18 de junho de 2021 às 10:01

Andreas Seidl

A McLaren pediu mais informações sobre a causa exata das falhas de pneus sofridas por pilotos de duas equipes rivais no GP do Azerbaijão.

Andreas Seidl, chefe da equipe, ficou desapontado com a falta de transparência em um “tópico de segurança crítico”. Max Verstappen e Lance Stroll tiveram seu pneu traseiro esquerdo estourado em um dos pontos mais velozes do circuito de rua de Baku.

A Pirelli, fornecedora oficial da Fórmula 1, descartou qualquer problema com seu produto, mas também confirmou que Red Bull e Aston Martin haviam seguido os limites de utilização estabelecidos para a corrida. Posteriormente, a FIA divulgou uma diretriz técnica revisada especificando novas restrições mais detalhadas sobre o uso dos pneus neste fim de semana.

Mario Isola, chefe de competição da Pirelli, disse na quinta-feira que as equipes envolvidas estavam usando uma pressão mais baixa que a esperada durante a corrida. As novas restrições visam impedir que elas façam isso novamente.

Entretanto, Seidl afirma que ainda há questões não respondidas a respeito do que exatamente as equipes estavam fazendo.

“Obviamente, há numerosas suposições no ar sobre o que aconteceu de fato”, disse ele. “Também há muitas críticas contra a Pirelli, mas no fim das contas acho que nós não apoiamos isso porque a Pirelli produziu um produto seguro para este ano”.

“Considerando o nosso carro em Baku, por exemplo, se você estava dentro do regulamento e seguindo as orientações da Pirelli, não houve problemas com os pneus. Portanto, é por isso que eu acredito que seria importante para todos, para o paddock inteiro, ter transparência e entender o que realmente aconteceu e o que causou aquelas falhas”.

Detalhes adicionais de como as falhas nos dois carros ocorreram “precisam vir da FIA”, segundo Seidl. “Eles têm o poder para decidir o que precisa ser transparente neste caso”, acrescentou ele. “No fim das contas, isso diz respeito a todas as partes que estavam envolvidas no que aconteceu lá”.

“Nesta semana, com a diretriz técnica sendo divulgada e as palavras cuidadosamente escolhidas nos boletins e declarações de todas as partes envolvidas, o que foi um pouco decepcionante para nós é que não há mais transparência sobre o que ocorreu de fato, porque obviamente é um tópico de segurança crítico”.

“Normalmente, e creio que foi uma boa prática em casos do passado, havia transparência a respeito do ocorrido, o que não aconteceu até agora para as equipes e é um pouco decepcionante”.

As novas restrições que foram divulgadas para a corrida deste fim de semana são desnecessárias, de acordo com Seidl, pois as equipes não teriam sofrido as falhas se tivessem cumprido as orientações de uso da Pirelli.

“Do nosso ponto de vista, e só podemos falar pela McLaren, acho que nós definitivamente apoiaríamos quaisquer atitudes da FIA para fazer esclarecimentos. Ao mesmo tempo, do nosso ponto de vista, elas não eram realmente necessárias”.

“O regulamento estava claro antes. Há uma razão clara para termos orientações da Pirelli e para essas regras existirem. Como equipe, nós estamos totalmente cientes disso e sabemos que precisamos ser responsáveis com essas orientações dentro do regulamento a fim de garantir que nossos pilotos não corram riscos”.

“A diretriz técnica não muda nada em termos do que nós fazemos agora e fazíamos no passado. Como eu disse antes, o regulamento já estava claro, e acredito que é tudo o que podemos falar sobre isso”.

A vantagem de performance que Red Bull e Aston Martin teriam usando uma pressão mais baixa em seus pneus não está clara, acrescentou Seidl.

“Obviamente, eu não posso julgar o que as outras equipes estão fazendo, então não sei qual era a diferença nas pressões. Porém, é claro que a pressão do pneu é vital para a performance, há um grande impacto. Ao mesmo tempo, não é nenhuma novidade. O impacto sobre a segurança e confiabilidade do pneu também é grande”.

LS - www.autoracing.com.br

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