F1 – McLaren marca data para definir motor

segunda-feira, 31 de julho de 2017 às 16:14
Jonathan Neale - McLaren F1

Jonathan Neale – McLaren F1

A McLaren disse que as próximas cinco semanas serão chaves para decidir qual motor a equipe usará na próxima temporada, com fortes especulações que os ex-campeões mundiais poderiam abandonar a Honda e mudar para a Renault.

O diretor operacional Jonathan Neale disse à Reuters no GP da Hungria que “todos estão falando com todos”, mas que o tempo está acabando.

“Nós temos que tomar essas decisões nas próximas quatro ou cinco semanas”, disse ele, falando desde uma perspectiva de design e porque Fernando Alonso está esperando para ver qual motor a equipe terá antes de se comprometer com novas ofertas.

“Eu acho que há uma solução para todos e espero que seja uma que possa manter Fernando nesta equipe”.

A McLaren marcou pontos com seus dois pilotos pela primeira vez nesta temporada em Budapeste no domingo, com o bicampeão mundial Alonso terminando em P6, um dia depois de seu 36º aniversário, e o belga Stoffel Vandoorne em P10.

Os nove pontos tiraram a McLaren do final da tabela de classificação antes das férias de agosto e consequente fechamento da fábrica, resultado que a Neale comparou ao marcar um gol antes do intervalo.

O futuro de Alonso é uma preocupação fundamental, com o contrato do espanhol acabando e dizendo que a McLaren precisa fornecer um carro competitivo para mantê-lo.

A unidade de potência da Honda sofreu problemas desde que a parceria começou em 2015, o motor não é confiável nem competitivo.

Na Hungria, que tem o circuito permanente mais lento do calendário, essas falhas foram minimizadas, mas as duas próximas corridas na Bélgica e na Itália são duas das mais rápidas, onde a potência do motor é de importância crítica.

A McLaren é a única equipe da Honda na F1. Uma parceria proposta com a Sauber terminou na semana passada com a equipe suíça escolhendo continuar com a Ferrari.

Um rompimento com a McLaren poderia forçar o fabricante japonês a sair do esporte, mas Neale sugeriu uma alternativa.

“Vocês tem visto especulações da mídia de que há discussões com Toro Rosso”, disse ele.

Toro Rosso usa motores Renault, mas uma mudança para a Honda – o que poderia trazer financiamento bem-vindo a uma equipe cuja dona Red Bull considerou uma venda no passado – liberaria as unidades de potência francesas para a McLaren.

O motor Renault ganhou uma corrida nesta temporada com a Red Bull e pode satisfazer Alonso, que ganhou os dois títulos com o fabricante francês em 2005 e 2006.

As outras alternativas para a Honda são Mercedes e Ferrari, mas Neale reconheceu que colocar um motor da rival histórica Ferrari numa McLaren seria altamente improvável.

“Espero que em meados de setembro possamos divulgar algo mais publicamente”, disse Neale.

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.