F1 – McLaren irá homenagear Senna nos 20 anos de sua morte

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014 às 17:01

Ayrton Senna

Este ano carrega uma grande importância na história da Formula 1, já que 2014 marca o 20º aniversário da morte de Ayrton Senna no Grande Prêmio de San Marino de 1994 em Imola.

Mas enquanto Senna ainda é reverenciado, com presença global – e ainda considerado por muitos o melhor piloto Grand Prix que já viveu – a McLaren está fazendo sua parte para homenagear os seus dias de glória, quando ambos foram colocados juntos, e não se debruçando sobre a tragédia no que foi o fim de semana mais horrível da F1.

O McLaren MP4/4, que Senna e Alain Prost levaram à vitória em 15 de 16 corridas durante a primeira temporada de Senna em 1988, irá para Imola no fim de semana de 1 a 4 de maio deste ano. Será, como a equipe descreveu na quarta-feira, “uma celebração da vida e dos tempos do grande brasileiro naquele fim de semana” e “irá reavivar as memórias de uma lenda do esporte e de uma pista que discretamente saiu das páginas do Grand Prix há quase uma década”.

Na verdade o último GP de San Marino em Imola foi realizado em 2006. Em 2004, na marca dos 10 anos da morte de Senna, seu companheiro de equipe Gerhard Berger pilotou um dos velhos carros Lotus de Senna numa volta tributo. Berger, que é austríaco, também prestou homenagem ao outro piloto que faleceu naquele fim de semana, seu compatriota Roland Ratzenberger.

O MP4/4, por sua vez, também irá viajar para o Top Gear Festival na Austrália no Sydney Motorsport Park em 8 e 9 de março. Isso marca o primeiro retorno do carro à Austrália desde que venceu o Grande Prêmio em 1988, há 26 anos e, por coincidência, a última vitória de um carro de Formula 1 turbo.

A próxima vitória de um F1 turbo ocorrerá – apropriadamente – no Grande Prêmio da Austrália de 2014, na abertura para a nova temporada, com novos motores V6 de 1,6 litros.

Tags
, , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.