F1 – McLaren e Ron Dennis precisam de um pouco de humildade

terça-feira, 12 de maio de 2015 às 16:14
f1-dennis-mclaren-rosto-700

Ron Dennis

Com a sua equipe no fundo do poço e tendo que enfrentar um longo caminho de volta, Ron Dennis devia parar com declarações ousadas

Sem sombra de dúvida, este tem sido um dos mais difíceis começos de temporada que a McLaren á viveu. Mesmo tendo em conta os desafios da nova parceria com a Honda depois de muitos anos de sucesso movidos pela Mercedes, ninguém previu tamanha falta de desempenho até agora.

De certa forma, temos que ignorar a McLaren de agora, porque eles nunca tiveram uma série de resultados tão ruins. P16 para Jenson Button e um abandono para Fernando Alonso na primeira corrida europeia da temporada é, a meu ver, inédito para a McLaren. Ao contrário de Jenson, eu acredito que eles vão marcar alguns pontos neste ano, mas nada muito melhor do que isso.

Quando você está em tal rotina, pode se tornar difícil quebrar o ciclo. A McLaren tenta atrair um novo patrocinador principal por valores que ela está acostumada historicamente, mas ninguém quer se associar a uma empresa que está perdendo tão feio. A falta de exposição na televisão faz com que seja ainda pior. E então, se você não for cuidadoso, você não tem as finanças boas o bastante para mover a equipe para a frente.

A McLaren é muito poderosa, portanto não imagino que dinheiro seja um problema. Mas como chegaram a esse ponto tão abaixo, o mais baixo de sua história ilustre?

Uma boa parte da responsabilidade tem de ser colocada sobre a Honda. Eles estão claramente em grandes dificuldades para conseguir dominar a tecnologia híbrida da F1. O resultado é um carro dolorosamente lento.

Até que o motor esteja no nível da Ferrari ou Mercedes – ou até 20 hp menos – a McLaren vai sofrer. O regulamento atual não permite compensar esse tipo de déficit somente com o chassi. E quem sabe se eles tem pouco downforce também…

A história de que a McLaren já dominou uma temporada de F1 vencendo 15 das 16 corridas e reescrevendo o livro dos recordes no processo, é muito aniga. Por isso, Ron Dennis dizer que a equipe um dia vai dominar mais uma vez parece uma afirmação muito ousada. Eu começaria definindo minha mira um pouco mais para baixo, mas por outro lado, essa é a visão que permitiu a Ron criar um ambiente de trabalho desenhado por Sir Norman Foster e inaugurado por Sua Majestade a Rainha.

Eu passei nove anos na McLaren – mais do que qualquer outro piloto – e há momentos em que Ron pode ser difícil para se trabalhar. Enquanto o homem Ron pode ser muito generoso e carinhoso, como um homem de negócios ele pode ser frio, calculista e notoriamente exigente.

Mas ele continua a ser a maior força da McLaren. Todos os negócios da McLaren, incluindo a empresa de automóveis, hoje são parte de sua visão. Ele parece estar numa cruzada para deixar a McLaren como a equipe dominante da Formula 1 e do mercado de carros esportivos, nocauteando a Ferrari em todas as frentes.

No entanto, por mais vergonhosa que esteja a situação, ou pelas muitas críticas que recebem, eu não acho que isso será atribuído a sua liderança da empresa. Lembro-me bem de Ron descrevendo como ele não desenvolve, constrói ou dirige o carro, o que tende a virar os holofotes para outros departamentos. Neste caso, não vejo Ron sendo responsável pela falta de potência, mas sim a Honda, e quem quer que esteja executando o programa do motor.

Na parte da frente do grid, parabenizo Nico Rosberg por sua forma na Espanha. Eu estava esperando que isso acontecesse, baseado em tudo o que vimos no ano passado, mas levou um tempo. Ele chegou a um ponto baixo na China, quando eu não conseguia entender por que ele estava acusando Lewis Hamilton de não ser um jogador da equipe. Parecia um gol contra.

No Bahrain ele deu o primeiro passo em direção a Barcelona, ​​porque ele realmente correu como um verdadeiro piloto de corridas. Ele mostrou espírito de luta, uma área de seu conjunto de habilidades que tinha sido colocada em questão. Em seguida, ele foi impecável em Barcelona, ​​produzindo uma das vitórias mais dominantes da temporada. Ele fez exatamente o que precisava fazer.

Quanto a McLaren, eles vão levar um longo tempo para resolver todos os seus problemas. Vai ser um ano doloroso para eles.

David CoulthardThe Telegraph

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.