F1 – McLaren desagrada rivais ao vetar “barbatanas”

sábado, 11 de novembro de 2017 às 10:36

McLaren-Honda

Uma mudança de regra prevista para a barbatana traseira dos carros da F1 em 2018 foi contrariada pela McLaren e complicou o trabalho de design de suas rivais em um estágio muito tardio.

As equipes discutiram manter a grande cobertura aerodinâmica traseira do motor deste ano nas reuniões do Grupo de Estratégia da última terça-feira. Preservar a superfície é visto como benéfico para os patrocinadores e também para o desejo da FIA de ver números maiores exibidos na onipresente capa do motor.

A McLaren, que gostaria de ver uma aleta traseira reduzida, não votou a favor da proposta, que requer apoio unânime. A equipe baseada em Woking aparentemente vetou a mudança, pois acredita que uma capa de motor menor melhoraria a visibilidade de sua asa traseira e a presença de seu patrocinador.

Eric Boullier, da McLaren, também argumentou que uma barbatana traseira menor talvez melhor atendesse aos seus interesses de design de 2018. “Talvez tenhamos encontrado uma maneira de usar a capa do motor que funcione melhor”, disse ele.

“Os carros são complicados hoje, por isso é difícil para Zak (Brown, CEO) encontrar grandes adesivos. Mas nós não estamos fazendo jogos. Todo mundo está desenvolvendo seu próprio carro, então, se você pedir algo que seja contrário aos nossos interesses, não farei isso”, disparou.

“Algumas equipes tentaram jogar algo que melhor se adequava ao seu modelo de carro, ou o que quer que seja. Mas temos um regulamento no próximo ano, então, se não houver unanimidade, não há motivo para mudar”, completou Boullier.

Embora seja desejável um compromisso, as equipes podem enfrentar um grave enigma de design em um estágio muito tardio do processo. “Nós temos que liberar uma capa de motor em breve, seria bom conhecer as regras”, afirmou um frustrado Otmar Szafnauer, CEO da Force India.

“Eu pensei que tínhamos tudo de acordo. A McLaren, eu acredito, queria expor mais a asa traseira, mas a asa traseira não é exposta apenas porque está tão baixa agora. É por isso que você não consegue ver o patrocinador. Mais do que por causa da aleta”, explicou.

“A barbatana o esconde de certos ângulos, mas não da cabeça. Você não pode ver a asa traseira porque é muio baixa. Para nós, remove uma área muito grande para os patrocinadores”, concluiu Szafanauer.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.