F1 – McLaren de volta ao primeiro pelotão este ano?

sábado, 2 de janeiro de 2021 às 14:32

Zac Brown e Andreas Seidl

Com o P1 e P2 definidos antes da corrida final da temporada da Fórmula 1, o GP de Abu Dhabi foi sobre uma emocionante e acirrada batalha pelo P3 no campeonato dos construtores de 2020.

A McLaren conseguiu conquistar o cobiçado P3 depois de superar uma desvantagem de 10 pontos para a Racing Point na corrida final, com Lando Norris e Carlos Sainz Jr. terminando em quinto e sexto, respectivamente, marcando a melhor temporada da equipe em oito anos, desde 2012.

Mas uma das partes mais atraentes do fim de semana da McLaren em Abu Dhabi foi seu desempenho na classificação, especialmente o de Lando Norris.

Armado com um novo motor da Renault, Norris foi capaz de se classificar em P4 no circuito de Yas Marina, ficando a apenas 0,251 segundo da pole position – uma margem bem pequena para os padrões normais. Foi um resultado que chamou a atenção do campeão mundial Lewis Hamilton.

“Estou muito feliz em ver uma McLaren tão perto”, disse Hamilton sobre sua ex-equipe.

“Eles têm mudanças e vão usar o nosso motor no próximo ano. É ótimo ver que eles terminaram o ano com um carro bom.”

“Talvez eles possam estar na luta conosco no próximo ano. Se isso resultar em uma disputa pelo título por três equipes, seria incrível para os fãs verem.”

A queda da Ferrari separou os “três grandes” de longa data da F1 da era híbrida V6 em 2020 e apimentou a luta para ver quem venceria o segundo pelotão. Embora a McLaren não tenha conseguido vencer uma corrida, ao contrário de Racing Point e AlphaTauri, foi a maior beneficiada com a mudança na ordem.

Mas para o CEO da McLaren Racing, Zak Brown, o sucesso de sua equipe não foi simplesmente o caso de remover a Ferrari da equação. Ele calculou que a diferença para a Mercedes já havia diminuído em 2020.

“Nossas expectativas na pré-temporada eram de continuar diminuindo a diferença para a líder”, disse Brown.

“Ainda é uma grande lacuna, mas na verdade a fechamos estatisticamente. Obviamente, olhamos para o nosso ritmo de corrida e de classificação, e fechamos a grande lacuna que ficou menor.”

“Do ponto de vista de pura competição, confiabilidade e desempenho, definitivamente demos um passo à frente. Portanto, no geral, estou muito satisfeito com o progresso, mas claramente ainda temos um longo caminho a percorrer.”

A oscilação entre a classificação de Abu Dhabi em 2019 e 2020 é enorme. No final da temporada do ano passado, Norris se classificou 1,6 segundos atrás do tempo da pole position de Hamilton. Desta vez, ele ficou apenas 0,165s atrás do piloto da Mercedes.

Naturalmente, a imagem é nublada pela nova UP de Norris para o final da temporada, quando os carros da Mercedes estavam rodando em um modo mais conservador após uma longa temporada.

Analisando os números, a diferença média entre a líder McLaren e a líder Mercedes diminuiu de fato em 2020 – mas não por uma quantidade enorme.

De 21 corridas em 2019, a McLaren foi superada em uma média de 1,28 segundo pela Mercedes líder. Este ano, essa diferença cai para 1,14 segundos.

É uma queda, mas não é o tipo de mudança sísmica sobre a qual Hamilton estava excessivamente otimista – nem é algo que a própria McLaren está se deixando levar.

“É obviamente bom para todos nós da McLaren que Lewis, que começou sua carreira na McLaren e ganhou seu primeiro título com a McLaren, esteja respeitando e observando o progresso que estamos fazendo como equipe”, disse o chefe da equipe Andreas Seidl.

“Mas temos uma imagem clara e realista de onde estamos como equipe. Sabemos que levará tempo até que tenhamos tudo no lugar que precisamos para lutar pelo título novamente na Fórmula 1.”

“Estamos trabalhando muito para melhorar a organização da equipe, melhorar a forma como trabalhamos juntos como uma equipe, mas também estamos trabalhando muito para reduzir o défice de infraestrutura que temos em relação às equipes de ponta da F1 no momento.”

“Enquanto não tivermos concluído este processo, existe uma realidade. Temos uma equipe muito talentosa, uma equipe muito motivada e só precisamos nos manter absolutamente focados e continuar a trabalhar.”

Uma das principais mudanças para impulsionar a McLaren em 2021 é a chegada da UP Mercedes, reacendendo a famosa parceria do final dos anos 90 e 2000.

Antecipa-se que a parceria com a Mercedes oferecerá à McLaren um importante impulso de desempenho, mesmo sem ser uma parceria como “equipe de fábrica” que era antes.

“A equipe está muito animada com a parceria e a Mercedes Brixworth (fábrica de motores da Mercedes) está muito animada com a parceria”, disse Brown.

“Há ainda muitas pessoas de ambos os lados que estavam juntas quando venciam corridas e campeonatos, e há muita familiaridade um com o outro.”

“De tudo o que ouvi, você pode ver como a Mercedes está bem preparada para atender seus clientes com suas comunicações, seus prazos e sua máquina bem lubrificada.”

“Todo o feedback que estou recebendo da equipe técnica é o quão entusiasmados eles estão e como a colaboração está indo bem. Tudo que estou ouvindo é muito positivo.”

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AS - www.autoracing.com.br

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