F1 – “Mate” da Red Bull: Receio que tenha ficado mais difícil agora

quinta-feira, 3 de outubro de 2019 às 13:17

Red Bull-Honda

Por: Adauto Silva

Nessa terça-feira (anteontem) eu tive uma conversa por telefone bastante longa com uma fonte que trabalha na equipe Red Bull de Formula 1.

É evidente que a condição para falarmos, trocarmos ideia sobre as coisas que envolvem a Red Bull na F1 e até um pitaco ou outro sobre outros assuntos da categoria é não revelar o nome dele, por isso há um tempo atrás convencionamos chamá-lo de Mate (companheiro, em inglês).

O engraçado é que ele de um tempo para cá passou a me chamar de Mate também, mas na transcrição da conversa eu procuro deixar bem claro quando é ele ou eu quem está falando.

Nessa terça-feira ele estava particularmente “falante”, talvez porque já havíamos combinado isso há algumas semanas, mas estava difícil para ele com as corridas de F1 acontecendo em finais de semana seguidos.

Abaixo nosso bate-papo quase completo…

Mate: Tô em casa já!
Eu: Vamos falar um pouco?
Mate: Por voz, não estou a fim de escrever…
Eu: Ok, tô ligando
Mate: Fala Adawtow, o homem da caipirrrinha!!!
Eu: Você é o da caipirrrinha, eu sou o do whisky!
Mate: Verdade, você ainda não me disse qual quer que eu te leve…
Eu: Você escolhe, quem sou eu pra escolher melhor que um britânico puro como você!
Mate: Aqui tem muitos, escocês, irlandês, blended 12, 15, 18 anos, puro malte também com as mesmas ‘idades’…
Eu: Escolhe um puro malte, né?!?!
Mate: Pode deixar, tomamos junto com o Dude porque ele está precisando!
Eu: Tem falado com ele?
Mate: Falei semana passada. Talvez ele já vá para Suzuka!
Eu: Que bom !!
Mate: Nem fale.
Eu: Ahá… anda dormindo com o “inimigo”, heim !!
Mate: Hahahahaha
Eu: Vão ganhar em Suzuka?
Mate: Claro que vamos tentar com tudo que tivermos!
Eu: Kkkkk… sempre otimista! Será que vai dar?
Mate: Esse é o plano, mas receio que tenha ficado mais difícil agora!
Eu: Por causa da Ferrari?
Mate: Aquilo virou um foguete!
Eu: Quatro poles seguidas em pistas com exigências diferentes!
Mate: Exigências múltiplas. Quem viu isso chegando?
Eu: Nem imaginei que fosse possível uma virada dessas!
Mate: Ninguém imaginava.
Eu: O que você acha que houve?
Mate: Bem, fora a UP, eles acertaram a aero, que parecia ser o grande problema, e melhoraram a suspensão. E ainda achamos que eles finalmente “acharam” o carro que tinham desde a pré-temporada e estão encontrando os acertos agora!
Eu: Como assim ??
Mate: Em algum momento no começo da temporada eles “perderam” o carro, sabe? Depois demoraram a encontrá-lo novamente. Isso acontece, não é uma coisa “anormal”.
Eu: Será que a volta do Simone Resta tem algo a ver com essa recuperação?
Mate: Provavelmente sim, porque ele foi um dos que projetou este carro, então ele o conhece a fundo. Ele voltou no final de julho, aí tivemos a pausa do verão e na volta ninguém os pegou mais? Não acredito em tantas coincidências. E olha, pode melhorar ainda mais, eu acho!
Eu: Aí ninguém os pega mais !!
Mate: Calma aí, nós estamos nos mexendo, você acha o que?
Eu: Imagino que sim !! Mas o que fez a UP deles ficar tão melhor?
Mate: Não sou especialista de motor, mas o que escuto é que tem alguma melhora grande na parte elétrica. Bateria, MGU-H, talvez..
Eu: Talvez o que?
Mate: Nada não, vamos ver.
Eu: Desconfiam de alguma coisa?
Mate: Todo mundo desconfia quando alguém dá um salto desses. Mas sem provas, sem descobrir alguma coisa fora, não dá pra acusar. Mas não deve ser nada nesse sentido…
Eu: Desconfio muito do MGU-H !!
Mate: Pode ser, já que é a parte mais difícil de funcionar bem dessa UP.
Eu: Honda e Renault sofreram demais com isso…
Mate: Será que não sofrem ainda?
Eu: Kkkkkk, como eu ia saber disso ?? Sofrem? É só um palpite. Talvez a Ferrari tenha descoberto como extrair mais potência dele, já que ali é liberado, não é?
Mate: É um bom palpite. O do pessoal é que é ali ou na bateria, que carrega muito fácil, muito rápido! E o MGU-H é um dos componentes que carrega a bateria…
Eu: Bom, você disse que estão se mexendo pra buscar os vermelhos…
Mate: A Mercedes também está se mexendo, conheço bem o Lobo e sei que ele está cuspindo carvão incandescente nesse momento!
Eu: Mesmo com os campeonatos tão próximos?
Mate: Próximos, mas não garantidos!
Eu: Difícil perder nesses alturas, heim !!
Mate: Adawutow, o que aconteceu? Parece que não sabe!!!!
Eu: Sim, ele, você e um monte aí querem ganhar tudo!
Mate: Claro, e fazer todas as poles também!
Eu: E esse combustível novo pra Suzuka?
Mate: Te falei aquele dia. Vai dar uns muito bem-vindos 7-8 hp!!
Eu: O que mais pra Suzuka?
Mate: Simulador calibrado, suspensão aperfeiçoada e uns truques do Mago (Adrian Newey) na aero!
Eu: Pode ser mais específico?
Mate: Aconteceu algum problema grave no simulador antes de Cingapura e o carro foi “errado” para a pista, mas isso você já sabia!
Eu: Já, você tinha me dado um toque. Arrumaram?
Mate: Ficou completamente pronto hoje. Os caras disseram que tinha dado um curto interno e vários “modos” não estavam funcionando direito e pior, a gente nem percebeu que não estava certo! Custou uma “baba” pra arrumar!
Eu: E a suspensão e os truques do Mago?
Mate: Você sabe, a suspensão é muito importante em Suzuka por conta do relevo irregular do circuito misturado às curvas de alta. Não sei exatamente o que vai mudar, mas o pessoal tá otimista para ganhar coisa de 2 décimos!!
Eu: Nossa, tudo isso ??
Mate: Tudo, incrível, não é?
Eu: Muito! E a aero?
Mate: Ahhhhh Adawtow, tá querendo demais!!!
Eu: Pode falar… dessa você não escapa !!
Mate: Falando sério, tá programado para ir para o simulador amanhã
Eu: Mas o que é?
Mate: A gente não sabe antes de ir para o simulador! Não vai tudo de uma vez. Primeiro vão as partes que se conectam e cada uma é testada com várias soluções.
Eu: isso eu sei! Pode ser que no final vocês fiquem com o assoalho atual com um novo difusor ou vice-versa!
Mate: Ou ambos novos, que seria o ideal, mas nem sempre fica melhor do que alguma outra combinação. Precisa testar tudo!
Eu: Nossa, deve ter sido f*** acertar o carro para Sochi!
Mate: Pelo menos lá a gente sabia que o simulador tinha problemas, então não inventamos muito e até que o carro não ficou ruim! Pior mesmo foi em Cingapura!!!
Eu: E esses boatos do Max sair fora, o Jos esbravejar na imprensa e tal…
Mate: Normal, a gente já sabe que se no ano que vem não tivemos carro pra disputar o título, grande chance do Max ir embora em 2021. Todo mundo quer o garoto.
Eu: Não dá pra segurar com grana?
Mate: Não, o garoto quer ser campeão primeiro. Ele sai fora ganhando o mesmo que ganha aqui, que é bastante, mas muito menos que o homem (Hamilton), o alemão (Vettel) e o RIC ganham!!
Eu: Assim fica difícil segurar mesmo…
Mate: E tem outra, ele não tem medo de ninguém, não vai fazer nenhuma exigência nesse sentido.
Eu: Você acha que ele devia ter medo de alguém?
Mate: Adawtow, acho que não, acho que ele encara até o ‘homem’. Não sei se ganha, mas encara. Mas fica tranquilo que nós vamos ter equipamento pra ele disputar o título ano que vem!
Eu: Torço por isso, amigão! Me fala do Albon, vai…
Mate: Ótimo piloto, surpreendente. Excelente pessoa. Estou torcendo por ele. Acho que todos na equipe estão!
Eu: Pra quem não conhecia o carro… tá bom demais !! Ele está indo com o acerto do Max?
Mate: Tem que ser, porque ele não tinha tempo pra conhecer o carro. Mas ele mexeu um pouquinho só na cambagem dianteira pra se sentir mais seguro em Sochi. Mas foi uma coisa muito mínima. Acho que a diferença foi mais psicológica mesmo.
Eu: Eles precisam se sentir bem no carro, né?
Mate: Sim, senão fica pra trás. Ainda mais no caso dele que não conhece bem o carro. O Max vai com um acerto bem radical, que se passar um pouco daquele limite perde o carro.
Eu: Fazer uma corrida inteira assim deve ser tenso…
Mate: E dificulta para o Alex. Mas só vejo o Max fazendo isso. A autoconfiança desse rapaz é impressionante. E está aumentando porque ele parou de errar, reparou?
Eu: Verdade, faz tempo que não vejo ele errar daquele jeito!
Mate: Nem erros pequenos andando no limite o tempo todo. Viu aquele vídeo que te mandei de Monza?
Eu: Vi sim, e teve um usuário que colocou um link, mas só com 9 minutos, num comentário de uma notícia no site. O nome dele é Felipe Caixeta.
Mate: Não consigo pronunciar isso.
Eu: Kkkkkkkkkkk… claro que consegue!!!
Mate: Você comentou que ele parece que está guiando um kart quando se aproximava do checo!
Eu: Você não achou?
Mate: Claro, esse é o “modo de ataque” dele. O F1 vira um kart grande!
Eu: Eu nunca tinha reparado nisso até aquele vídeo !!
Mate: É porque não dá pra guiar assim o tempo todo. Esquenta muito os freios e força a UP demais, pode até entrar o modo de segurança…
Eu: Não aconteceu isso umas semanas atrás não lembro em qual pista?
Mate: Aconteceu em Monza, acho. Depois a Honda setou pra não entrar em segurança tão rápido. Ele pediu isso.
Eu: Vamos à pergunta que não quer calar?
Mate: Qual seria????
Eu: A Honda vai liberar potência máxima pra vocês em Suzuka?
Mate: Como fez na Áustria?
Eu: Isso, lá foram algumas voltas, não foi?
Mate: Foi em praticamente metade da corrida alternadamente.
Eu: Respondeeeeee!!!
Mate: Adawtow, se pretendemos todos ganhar a corrida, vai ter que liberar!!!
Eu: Na corrida inteira?
Mate: Duvido, seria arriscar demais. Mas em boa parte dela, como na Áustria, por exemplo.
Eu: E na classificação, vai ter o ‘modo festa”?
Mate: Tem o modo ‘potência máxima’ hahahahaha!!!
Eu: Mudando de assunto, os vermelhos estão com problemas com seus pilotos…
Mate: Estão mesmo! Ótimo pra nós!!
Eu: Também acho ótimo, mas certamente por razões diferentes das suas !!
Mate: Hahahahaha…. você quer sangue, né Adawtow hahahahah ?!?!?!
Eu: Quem não quer ?? Mas queria isso aí com vocês a na Mercedes também!
Mate: Aqui chegaram a ficar um pouco preocupados no ano passado, mas aí o RIC foi embora…
Eu: Você sabe alguma coisa da Williams?
Mate: Como assim?:
Eu: Eles mandarem o Kubica parar para economizar peças, nunca vi isso!!
Mate: Será que eles não desistiram desse carro?
Eu: Verdade, mas mesmo assim…. não ter peças de reposição…
Mate: Formula 1 é muito cara, Adawtow. Agora a pouco falamos dos testes com as peças aerodinâmicas que vão amanhã para o simulador.
Eu: Sim, falamos…
Mate: Imagina o valor de tudo isso? Imagina quanto custa pra fabricar cada peça dessas e “jogar fora” a atual e as outras que não dão certo!!
Eu: Não tinha pensado nisso…
Mate: É tudo muito caro. O processo todo é muito caro, os materiais são muito caros, a mão de obra de projeto, construção e teste é altamente especializada. São todos engenheiros que fazem isso, não mecânicos. Não dá para terceirizar quase nada porque não existe mão de obra fora disponível e pior, não tem escala, é tudo feito para apenas dois carros!
Eu: Essa ideia da Liberty de padronizar várias peças é uma boa pra isso !!
Mate: Verdade, mas tem que tomar cuidado, porque muito do diferencial de uma equipe para outra é a capacidade de projetar e construir muitas dessas peças!
Eu: Mas na questão financeira…
Mate: Aí não tem dúvida, não sou contra, mas tem que chegar num consenso do que vai padronizar e do que não vai.
Eu: Isso deve estar sendo difícil, imagino, porque as equipes menores devem estar querendo padronizar tipo tudo que der!
Mate: Esse “o que der” é o X da questão. Quem tem recursos diz que não dá padronizar quase nada, quem está com a corda no pescoço, quer padronizar quase tudo, como você disse.
Eu: O que você faria?
Mate: Pessoalmente encontraria um meio-termo, porque precisamos de todas as equipes e seria bom até mais equipes novas entrando.
Eu: E o teto orçamentário?
Mate: É outro problema que estão tendo, o mesmo da padronização…
Eu: Tem que resolver esse mês !!
Mate: Ainda bem que eu não tenho nada a ver com isso!!!
Eu: Última pergunta: Vettel ou Leclerc ou Vettel e Leclerc?
Mate: Ahhhhh, também não é problema meu hahahahahaha!!!!
Eu: Valeu demais essa, Mate!
Mate: Que isso! Eu tinha te prometido que quando desse tempo, faríamos uma dessas!
Eu: Foi mais do que eu esperava, cheers!
Mate: Cheers!

Adauto Silva
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