F1 – Massa vê um “efeito Verstappen” entre os jovens pilotos

quinta-feira, 7 de junho de 2018 às 12:05

Max Verstappen

Felipe Massa acredita que o exemplo de Max Verstappen está levando os jovens pilotos a subir rapidamente nas categorias de corrida.

Verstappen fez sua primeira aparição na Fórmula 1 três dias após seu aniversário de 17 anos. Entre se formar em karts e entrar na F1, ele passou apenas uma temporada competindo com carros monopostos.

Massa, que recentemente assumiu o cargo de presidente do CIK-FIA (Comissão Internacional de Kart), disse que a rapidez com que Verstappen chegou à F1 está levando os jovens pilotos e seus pais a imitar suas escolhas de carreira.

“Nós vemos isso em muitos pilotos agora, onde a mentalidade é que eles precisam ir o mais rápido possível para monopostos, o que é errado no final”, disse Massa. “Eu acho que você precisa ir quando estiver pronto”.

“Você precisa subir de categoria quando estiver 100% pronto em termos de experiência. Eu acho que no kart vemos muitos pilotos com 14 ou 15 anos e já pensando em monopostos”.

“Acho que também precisamos mostrar aos pilotos, até mesmo aos pais, que você tem o tempo certo para fazer isso. Max Verstappen mudou um pouco a mentalidade de muitos pais que devem começar na Fórmula 1 aos 17 anos”.

O chefe da equipe da Red Bull, Christian Horner, disse em Mônaco que a recente onda de incidentes de Verstappen se deve a ele “aprender em público” porque ele “chegou à F1 muito rapidamente”. Massa diz que os pilotos que escolhem o momento certo para subir as categorias acabarão beneficiando suas carreiras a longo prazo.

“Você precisa se preparar [para mudar] na hora certa, porque com certeza, quando mudar de categoria, estará muito mais preparado para vencer de imediato”, disse Massa. “As possibilidades de chegar o mais rápido possível na Fórmula 1 [aparecem} quando você muda de categoria e é competitivo imediatamente”.

Massa acredita que o kart é a comparação mais próxima da F1 de qualquer categoria juniores de automobilismo. “Com o KZ, o motor com câmbio de marchas, quando eu dirijo, acho que é a sensação mais parecida – em termos do sentimento do piloto – de reação, velocidade, força e frenagem comparada com a Fórmula 1”.

IB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.