F1 – Massa “estaria preocupado” no lugar da Red Bull

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014 às 11:56
massa-williams

Felipe Massa

De acordo com uma brincadeira cruel no paddock de Jerez na semana passada, o RB10 da Red Bull tem um significado fonético – “Red Bull are bea-ten” (Red Bull está batida).

Isso ocorreu depois de um teste desastroso para a atual campeã mundial, no qual até mesmo a Marussia acumulou mais quilometragem.

A Autosprint da Itália publicou uma tabela de quilometragem após o primeiro teste de inverno da pré-temporada, e é uma leitura preocupante para a organização baseada em Milton Keynes.

Gráfico Jerez 2014 da Autosprint

 

No entanto, rivais diretos como Fernando Alonso, da Ferrari, não perderam tempo celebrando a crise da Red Bull.

“Sempre há alguns problemas que são públicos, ou menos óbvios, algumas vezes mais, outras menos”, declarou ele a repórteres espanhóis em Jerez. “Os primeiros pontos são distribuídos só na Austrália; esse é o primeiro teste real”.

Entretanto, Felipe Massa, da Williams, admitiu que, se estivesse no lugar de Sebastian Vettel ou Daniel Ricciardo, “eu estaria preocupado. Pelo menos eles estão tendo alguns problemas desta vez e não são dois segundos mais rápidos do que os outros, como foram em alguns lugares no ano passado”, disse o brasileiro.

De fato, em um sinal preocupante da severidade do problema, Rob White, diretor de gerenciamento da Renault, admitiu que a causa “não é direta” ou sequer foi totalmente compreendida.

“Não há um único componente ou sistema que vem causando problemas particulares”, admitiu ele. “O próximo estágio é identificar as causas para os problemas que enfrentamos, desenvolver soluções visando fortalecer nosso processo de validação a fim de que possamos ter mais confiança para encarar o Bahrain de um modo mais normal”, disse ele em uma declaração de mídia.

Talvez ainda mais preocupante é que o prazo da FIA para “congelar” pela primeira vez a especificação dos motores – o final de fevereiro – está se aproximando rapidamente. Contudo, Alonso acredita que Red Bull e Renault estarão prontas.

“Se isso (os eventos de Jerez) tivesse ocorrido na Austrália, seria mais decisivo”, declarou ele ao Gazzetta dello Sport. “Mas ainda temos dois meses, e a Red Bull tem tempo para acumular os quilômetros que nós (Ferrari) e a Mercedes percorremos. Acho que, mais do que nunca neste ano, teremos de esperar pelas corridas para ter uma idéia da situação de todos”.

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.