F1 – Massa é desclassificado por pneu superaquecido em Interlagos

domingo, 15 de novembro de 2015 às 18:45

Felipe Massa

Felipe Massa está desclassificado do GP do Brasil. O brasileiro perde então os quatro pontos do oitavo lugar conquistado, e com isso Romain Grosjean (Lotus) herda sua posição, Max Verstappen (Toro Rosso) passa para nono e Pastor Maldonado (Lotus) para décimo.

A Williams enfrentou uma investigação após a corrida em Interlagos, depois do pneu traseiro direito do carro de Massa ter sido considerado “muito quente” em inspeção no grid, realizada após o sinal de cinco minutos para a largada dado pela direção de prova.

As equipes não estão autorizadas a superaquecer seus pneus nos cobertores de aquecimento, e a FIA impôs um limite máximo de 110º celsius para a borracha. No entanto, os controles que foram realizados no grid apontaram 137º para Massa – 27º acima do limite.

Apesar de estar significativamente superaquecido, a pressão do pneu estava em 20,6 psi, apenas 0,1 acima do mínimo previsto pela Pirelli e a FIA. Como resultado da questão, a Williams foi convocada para ver os comissários após a corrida de Interlagos para ajudar na investigação, mas foi punida mesmo assim.

A equipe já avisou que irá recorrer. “Se fosse 27ºC acima, nós iríamos reparar. Estaríamos talvez falando de pressões 2.4 psi ou 3.0 psi maiores, mas a checagem feita pelo engenheiro no grid foi normal. Poderia ter sido identificado em certo momento. Contamos com dois sensores independentes e um é igual ao utilizado pela FIA, segundo eles estava dentro do regulamento. Na última vez que medimos, estava em 104ºC, e a última avaliação foi dos dados do carro e apontou 107°C. Precisamos saber de onde veio isso. Não há uma explicação. Mas é a medida da FIA que importa”, comentou Rob Smedley, diretor de performance da Williams.

Maldonado recebeu 5s de punição por colisão com Marcus Ericsson (Sauber). Mas seu resultado não foi alterado.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.