F1 – Massa diz que pilotou “como uma avó” em Cingapura

segunda-feira, 22 de setembro de 2014 às 9:32

Felipe Massa

Felipe Massa afirmou ter pilotado “como uma avó” a fim de conservar os pneus de seu carro da Williams para terminar em quinto no GP de Cingapura.

“Eu não tinha tanta certeza em relação a manter os pneus até o final – para mim, não parecia possível, mas mudei completamente meu estilo de pilotagem”, declarou ele. “Estava pilotando como uma avó!”

Ele admitiu que, a princípio, pensou que a proposta de duas paradas era uma brincadeira. “Para mim, era uma brincadeira quando eles disseram aquilo, porque ainda restavam cerca de 25 voltas para o final – realmente era muito”.

“Eu disse que não acreditava que seria possível, mas vamos tentar, e mudei completamente meu estilo de pilotagem. Com certeza, fui um pouco mais lento do que deveria, mas ainda mais veloz do que todos que estavam atrás, portanto foi um bom trabalho”.

Rob Smedley, chefe de performance da Williams, afirmou que a equipe esperava que ambos os carros tivessem de parar novamente, mas mudou a estratégia quando percebeu que o período de safety car ajudaria os pilotos a preservar seus pneus.

“Chega ao ponto em que se torna óbvio”, declarou Smedley. “Quando o safety car entrou pela primeira vez, nós pensamos ‘tudo bem, não podemos ir até o final’. Tínhamos outro jogo de pneus primários, e com a duração esperada do safety car, acreditávamos que teríamos de dividir o restante da prova em duas partes”.

“Quando o safety car ficou tanto tempo na pista, isso teve um efeito duplo: um, encurtou a corrida, porque atingimos o limite de duas horas, e dois, nos permitiu fazer muitas voltas com os pneus durante o safety car. E como é a degradação térmica que limita você aqui, não tivemos nenhuma degradação naquelas voltas”.

“Portanto, dissemos ‘OK, são 38 voltas’, mas eram efetivamente 31. Achamos que poderíamos chegar a 21, então pedimos 10 voltas a mais dos pneus. Na verdade, não era uma grande tarefa. Pedimos aos pilotos para reduzir seu ritmo e gerenciar os pneus, sabendo que, se tivéssemos tração no final, ninguém nos passaria com a velocidade que temos nas retas”.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.