F1 – Marussia culpa Vergne pela perda do 10º lugar nos construtores

segunda-feira, 26 de novembro de 2012 às 13:00
Graeme Lowdon - Marussia F1

Graeme Lowdon - Marussia F1

A equipe Marussia culpou Jean-Eric Vergne pela perda do 10º lugar no campeonato de construtores da Formula 1 2012.

O francês colidiu com Timo Glock no início do GP do Brasil.

Apesar de ter sido a ultrapassagem que Vitaly Petrov fez sobre Charles Pic para tomar o 11º lugar na corrida que, tecnicamente permitiu à Caterham tirar o 10º lugar de seu principal rival pela lucrativa posição na tabela , Glock estava fazendo uma corrida forte antes de seu incidente com Vergne.

O piloto da Toro Rosso fez contato com Glock, que estava em 12º, enquanto se preparavam para o reinício da corrida após o safety-car na volta 29.

O chefe de equipe da Marussia, Graeme Lowdon, não tem dúvida de que sua equipe teria ficado na frente da Caterham nos pontos, se não fosse por este incidente.

“Isso foi o que destruiu nossa corrida”, disse Lowdon.

“Ele simplesmente foi reto e bateu na traseira do carro de Timo e certamente danificou a aero na parte de trás, além de provocar um furo no pneu.”

“Nós estávamos muito à frente da Caterham naquele ponto.”

“Fizemos tudo certo nos primeiros pitstops. Timo estava muito à frente antes do primeiro safety-car.Timo perdeu a vantagem, mas ele ainda tinha alguns carros entre ele e Petrov.”

“E ele tinha claramente ritmo melhor, uma vez que estava se afastando cada vez mais da Caterham.”

“Não é a primeira vez que uma Toro Rosso nos atinge, mas desta vez acabou nos saindo incrivelmente caro.”

Lowdon disse o golpe na moral da equipe é uma ferida maior do que a perda do prêmio dos construtores.

“É menos pelo dinheiro e mais pelo fato de que todo mundo trabalhou muito, muito duro para nos colocar nessa  posição”, disse ele.

“Nós estamos entrando em um período de incerteza – não há ainda o Acordo de Concórdia, assim você precisa estar numa boa posição na tabela para ter certeza de que seja tratado da mesma forma que todas as outras equipes são tratadas.”

“Se tivéssemos nos confundido na corrida com a estratégia errada, se os pilotos tivessem cometido um erro, então isso tudo seria choradeira. Mas fizemos absolutamente tudo que poderíamos ter feito.”

“O acidente era totalmente evitável. Você não pode atingir um outro carro quando o safety-car está na pista. É  simples assim.”

Charles Pic vai para a Caterham em 2013. Lowdon rejeitou qualquer sugestão de que Pic tenha facilitado a vida para seu novo empregador.

“Eu tenho certeza que não”, Lowdon insistiu. “Nada pior para ele do que ir para lá depois de ser ultrapassado por um de seus pilotos. Ele tem seu orgulho profissional para cuidar.”

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.