F1 – Marko: Toto Wolff está com bravata! (vídeos)

terça-feira, 25 de maio de 2021 às 14:12

Helmut Marko e Toto Wolff

Helmut Marko disse que a ameaça de Toto Wolff de protestar contra a asa traseira da Red Bull no GP do Azerbaijão é apenas bravata, já que a asa dianteira da Mercedes é a mais flexível do grid.

Com as asas traseiras flexíveis sendo o tema principal de discussão recentemente, a FIA introduziu testes mais rigorosos que entrarão em vigor a partir de 15 de junho. Isto significa que, para o GP do Azerbaijão, as equipes ainda podem utilizar as asas traseiras que estão usando.

A Red Bull pode continuar a utilizar a sua asa traseira atual, se assim o desejarem, e Toto Wolff da Mercedes disse que irá aos comissários em Baku se isso acontecer. Mas Marko não acredita que Wolff queira realmente ir por esse caminho, já que a Red Bull já tomou nota da asa dianteira flexível da Mercedes.

“A Mercedes teria de protestar contra oito carros”, explicou Marko.

“Porque, além de nós, Ferrari, Alfa Romeo e Alpine também são afetados. Quer mesmo fazer isso e causar um grande escândalo? Eu acho que não”.

“Está mais para uma bravata”.

“Esperamos que os testes para a asa dianteira sejam agora também sejam mais rigorosos, porque isso é o justo”. Porque especialmente a asa da frente da Mercedes é o candidato mais flexível nesta área. Além disso, também há potencial para protesto”.

Falando durante o fim-de-semana do Mónaco, Wolff disse que a asa da frente da Mercedes flexiona tanto como as outras, o que significa que ambas as equipas podem acabar protestando uma contra a outra.

“Analisamos as asas da frente e elas estão flexionando exatamente da mesma forma, tanto a da Red Bull quanto a da Mercedes, pelo que também podíamos protestar uma contra a outra em relação à asa dianteira”, disse Wolff à Sky Sports F1.

Mas Marko está particularmente aborrecido com o comportamento da Mercedes, referindo-se ao sistema DAS (Direção de Eixo Duplo) que foi instalado no W11. Considerado legal pela FIA após uma investigação, o sistema foi banido para esta temporada.

“Na Fórmula 1, faz parte do jogo que as equipes examinem cuidadosamente quando o adversário tem algo de especial no carro”, explicou Marko.

“Fizemos isso quando a Mercedes chegou com o inovador sistema DAS no ano passado. A FIA declarou o sistema ilegal, mas foi-lhes ainda permitido utilizá-lo até à última corrida. Aceitamos isso. Porque é que a Mercedes não aceita agora que o mesmo se faça com a nossa asa traseira? ”

Asa dianteira da Mercedes:

Asas traseiras Mercedes x Red Bull

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.