F1 – Marko: Saga do mapeamento não está prejudicando a Red Bull

quarta-feira, 6 de março de 2013 às 9:10

Red Bull

Helmut Marko minimizou as sugestões de que uma restrição do mapeamento do motor que a Renault pretendia usar em 2013 prejudicou a performance do carro novo da Red Bull. “Besteira”, disse o austríaco à Sport Bild.

Soube-se recentemente que, após a restrição do mapeamento do motor de 2012, a Renault e a Red Bull assumiram que poderiam voltar a mapeamentos do motor diferentes na nova temporada.

A história, culminando no banimento dos mapeamentos da Renault para 2013 por parte da FIA, coincidiu com as aparentes dificuldades do RB9 na semana passada em Barcelona, quando Sebastian Vettel admitiu que estava enfrentando problemas para acertar o carro.

Marko nega que isso tem alguma coisa a ver com os mapeamentos do motor. “Com os ajustes antigos, o carro funcionou brilhantemente no ano passado”, afirmou ele. “O tópico tem sido exagerado (na mídia)”.

Remi Taffin, da Renault, concorda. “Devido ao fato de os escapamentos terem melhorado, nós também experimentamos alguns novos ajustes do motor. Isso é normal nos testes. Na verdade, as mudanças mal fizeram diferença”, insistiu ele.

Marko disse que os problemas de acerto com o RB9 enfrentados recentemente não são graves. “Não é tão sério quanto no ano passado. Não causa grande preocupação”.

De qualquer modo, a Auto Motor und Sport da Alemanha relatou que a Renault está pressionando para que os mapeamentos do motor que pretendia usar em 2013 sejam permitidos por causa da confiabilidade. Isso exigiria a aprovação da FIA, e também a improvável cooperação das fornecedoras de motores rivais – Mercedes, Ferrari e Cosworth.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.