F1 – Marko: Red Bull é a maior beneficiada com novas regras
domingo, 8 de maio de 2016 às 8:08Helmut Marko acredita que a Red Bull será a “maior beneficiada” com os regulamentos revisados de motor da Fórmula 1, que serão introduzidos no início da temporada de 2017.
A meta é assegurar convergência de desempenho entre as fabricantes, além de uma obrigação delas de fornecer a equipes clientes. A Red Bull foi tetracampeã na era V8 entre 2010 e 2013, mas ganhou apenas três corridas desde que as unidades de potência V6 foram introduzidas em 2014, com a Mercedes dominando.
“Ainda está em aberto sobre a forma como a convergência (de desempenho) irá funcionar: se realmente puder ficar dentro destes três décimos de segundo em que foi calculada, então estamos bem”, disse o consultor de automobilismo da Red Bull ao site oficial da F1.
“Mas não parece haver nenhuma garantia disso. Outra questão é, naturalmente, que temos que receber um motor – não importa o que mais aconteça – e o motor independente agora está definitivamente fora de questão. Se a diferença não for superior a 0s3, então temos todas as chances de fazer algo com o nosso chassis”, opinou ele.
“Isso nos colocaria de volta em uma posição onde nós vamos ganhar corridas novamente – e lutar por campeonatos. Mas, novamente, tudo depende se tudo será feito da maneira que foi escrito e decidido”, acrescentou Marko.
“Nem um pouco”, respondeu ele quando perguntado se ele tinha empatia com a relutância da Mercedes sobre as mudanças no regulamento. “Porque era uma questão de não perder qualquer vantagem. Agora todas as equipes novamente têm a chance de fechar a lacuna. É claro que somos, provavelmente, os maiores beneficiados, tal como no passado fomos prejudicados quando estávamos à frente”.
2017, convergencia, décimos, desempenho, equipes, fabricantes, formula 1, helmut marko, mercedes, motor, potencia, questão, red bull, regulamentos
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.