F1 – Mark Webber: Red Bull pode ser prejudicada pelo clima em Austin
quinta-feira, 15 de novembro de 2012 às 19:22Mark Webber acredita que a temperatura mais baixa do que o esperado em Austin pode ser o maior obstáculo para a Red Bull neste fim de semana do GP dos EUA.
Após um período recente quente na cidade, o clima voltou a seus mais habituais frios de outono esta semana – e está muito mais frio do que as equipes de F1 têm experimentado nos GPs recentes.
Com a temperatura dos pneus sendo um fator tão importante na luta por vitórias nesta temporada, as condições mais frias poderiam embaralhar decisivamente a batalha apertada pela frente do grid.
Acredita-se que o carro da Red Bull lida melhor com os pneus em temperaturas mais quentes que a da rival Ferrari. Com o clima mais frio, a Ferrari pode ter alguma vantagem.
O problema de temperatura também é agravado pelo fato de que a Pirelli optou por trazer os pneus médios e duros para os Estados Unidos – que operam em uma janela muito mais quente em comparação com os macios e super macios.
Webber acredita que, embora as mudanças de direção rápidas e abruptas da pista de Austin pareçam ser ideais para o carro da Red Bull, se a equipe não conseguir levar os pneus á temperatura certa, as características da pista não ajudarão muito.
“Eu acho que nossa forma recente, a parte de Abu Dhabi (onde Hamilton fez a ploe), tem sido muito forte”, disse ele. “Nossa classificação foi forte em Abu Dhabi, em Suzuka fizemos a primeira fila, e nas outras duas corridas (Coréia e Índia) também fomos muito fortes.”
“Mas a temperatura é muito importante. O desenho da pista é menos importante que a temperatura. Se os pneus não funcionarem nas curvas como tem que funcionar, então você se ferrou não importa qual seja o desenho da pista.”
“Você precisa ter tudo trabalhando bem. Acho que o desenho não será muito ruim para nós, mas as temperaturas e compreensão dos pneus serão fatores muito importantes.”
Embora o RB8 da Red Bull esteja sendo o carro dominante desde o GP de Cingapura, Webber acha que ainda há espaço para melhorar.
“As pessoas falam sobre termos o melhor carro… é rápido, mas ainda existem áreas que precisamos trabalhar, o que não fazemos de maneira atabalhoada”, disse ele.
“Temos que trabalhar no carro como equipe, e eu acho que tem sido um crédito para a equipe o quanto nós o desenvolvemos ao longo do ano.”
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