F1 – Mario Andretti apóia contratação de Ricciardo pela Red Bull

quarta-feira, 4 de setembro de 2013 às 9:21

Daniel Ricciardo

Mario Andretti, campeão mundial de Fórmula 1 em 1978, defendeu a decisão da Red Bull de contratar Daniel Ricciardo.

Alguns, incluindo os jornais alemães Welt e Bild, criticaram a contratação do jovem “ninguém” australiano ao invés de um candidato campeão como Kimi Raikkonen.

Mas Andretti disse ao Welt: “Consigo entender a decisão, com certeza. Eles têm esta equipe de treinamento, a Toro Rosso, que já criou Sebastian Vettel. Então, por que teriam uma equipe de treinamento se não fosse para situações assim? É um ótimo sinal para todos os jovens pilotos, de que há um caminho sem ter um grande nome”.

E, de qualquer modo, alguns discordam totalmente da descrição do australiano como um “ninguém”. Colin Kolles, o primeiro chefe de equipe de Ricciardo na Fórmula 1, na HRT, declarou: “Ele é um dos pilotos mais talentosos. Seu estilo de pilotagem é parecido com o dos jovens Fernando Alonso e Ayrton Senna”.

Entretanto, mesmo se Ricciardo cumprir essa promessa, é improvável que ele esteja totalmente adaptado na primeira corrida de 2014 na Austrália. Helmut Marko afirmou que o australiano terá um período de adaptação de “três a cinco corridas”, no qual espera-se que ele “pelo menos marque pontos suficientes para o campeonato de construtores”.

De fato, enquanto Marko revelou que o contrato de Ricciardo é de “pelo menos três anos”, a Autosprint da Itália disse que o acordo inclui uma avaliação inicial no meio da próxima temporada.

Contudo, uma coisa certa para Ricciardo é um aumento de salário. Andrew Heathcote, editor da lista dos ricos na revista australiana de negócios BRW, afirmou que o salário atual de 600 mil dólares do piloto subirá para “cerca de 2 milhões” na Red Bull.

É bem mais barato do que Raikkonen, mas outro fator também pode ter prejudicado o finlandês. “Uma consideração bastante importante são as novas regras do próximo ano”, disse Marko à Servus TV da Áustria. “Isso exige muito trabalho com a tecnologia e no simulador, para ambos os pilotos. Isso fez diferença para Daniel”, acrescentou ele, talvez indicando que a ética de trabalho de Raikkonen não seria tão boa.

Finalmente, o projetista da Red Bull, Adrian Newey, minimizou a saga relacionada aos quadris largos de Ricciardo, insistindo que o australiano caberá no carro de 2014. “Na verdade, está ligeiramente mais fácil agora”, disse o britânico. “Ele não é tão alto quanto Mark”.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.