F1 – Maioria das equipes já tem contrato com a Pirelli para 2014

segunda-feira, 24 de junho de 2013 às 9:29

Fórmula 1

A maioria das equipes da Fórmula 1 já tem um contrato assinado com a Pirelli além de 2013, de acordo com um respeitado correspondente.

Bernie Ecclestone disse ao jornalista Christian Sylt na semana passada que a organização que ele lidera – a Formula One Management, detentora dos direitos comerciais – tem “um contrato com a Pirelli para o próximo ano”. Porém, o chefe executivo da categoria acrescentou: “A Pirelli não tem um acordo com a FIA (para 2014)”.

Agora, Tom Cary, correspondente do Telegraph, relatou que não apenas o acordo de Ecclestone com a Pirelli, mas também “contratos de longo prazo” entre a fornecedora de pneus e a “maioria das equipes” já foram assinados. No entanto, a Pirelli “ainda não assinou um contrato com a FIA para fornecer pneus no próximo ano”, disse ele.

Cary afirmou que a situação está aumentando a frustração da Pirelli na Fórmula 1, onde a companhia vem enfrentando críticas aos seus pneus, resistência das equipes às mudanças técnicas e uma falta de cooperação para o uso de carros e pistas de testes representativos.

E a mais recente frustração da Pirelli é o caso do teste da Mercedes, com Cary afirmando que “diretores” da marca estão “furiosos” com a advertência recebida do Tribunal Internacional pelo teste com o carro de 2013 da equipe no mês passado.

Cary acrescentou: “Há rumores constantes de que a Michelin pode estar aguardando, com o presidente da FIA, Jean Todt, tendo apoiado a fabricante francesa há três anos, quando a Pirelli recebeu o contrato”.

Ele disse que a FIA não lançou uma nova concorrência para substituir a Pirelli, mas acredita que “se Todt buscar outras alternativas tão tarde ou usar a advertência para minar a Pirelli de alguma forma, a fabricante italiana está pronta para recorrer aos tribunais civis”.

Ao mesmo tempo, a Pirelli deixa claro que, a menos que possa testar adequadamente no futuro, sua paciência com a Fórmula 1 está se esgotando.

“Testar em Barcelona com gelo em seu para-brisa pela manhã é ridículo, para ser honesto”, declarou Paul Hembery à rádio FM 103.3 de Montreal. “Se um dos meus engenheiros sugerisse que testássemos em Barcelona em fevereiro, ele seria demitido. Estamos aqui na Fórmula 1, é uma disciplina internacional de alto nível, e precisamos conduzir testes representativos”.

Há sinais de que a Fórmula 1 está fazendo algumas alterações para acomodar a Pirelli, incluindo alguns testes mais cedo no próximo ano e sugestões de que alguns deles serão realizados no Oriente Médio.

“Nós planejamos ir para Abu Dhabi ou Bahrain em dezembro”, revelou Hembery. “Mas não sabemos com qual carro. Pode ser com um Renault de 2010 ou um carro de Fórmula 1 clássico”, acrescentou ele sarcasticamente.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.