F1 – Lucas di Grassi fala sobre o GP da Turquia

domingo, 8 de maio de 2011 às 18:21

l_digrassi.1Lucas di Grassi esteve em Istambul para acompanhar o GP da Turquia, quarta etapa da temporada 2011 da Fórmula 1, e fez algumas considerações sobre a corrida. “Foi uma corrida sem grandes surpresas, ao menos em relação resultado, já que a equipe favorita saiu na primeira fila e conseguiu a dobradinha no pódio. Mas houve bastante disputas, ultrapassagens e troca de posições, o que é legal para quem está assistindo”, disse o paulistano, que está trabalhando como piloto de testes para a Pirelli, nova fornecedora exclusiva da categoria.

“A pista da Turquia gera um desgaste de pneus muito alto em geral, e especificamente pela energia desprendida na curva 8. Isto fez com que a estratégia de pit stops fosse fundamental. Foi uma surpresa observar que os stints dos pneus macios e duros, no início e no fim da corrida, foram muito parecidos, dez ou onze voltas, e a pista, apesar da grande quantidade de borracha deixada por esses pneus que propositalmente se desgastam, não mudou muito”, avalia di Grassi.

O piloto também falou sobre como a mudança dos pneus afetou a estratégia das equipes, que agora ganhou peso no sábado. “Não é possível mensurar o quanto a estratégia de economizar pneus no sábado foi decisiva na vitória do Vettel, mas não há dúvida que contribuiu. O Felipe (Massa), por exemplo, também economizou pneus e isso não foi determinante na sua corrida. Cada caso é um caso.”

Quanto à utilização da asa móvel, di Grassi disse que “ela dá uma dinâmica interessante à corrida, permite ultrapassagens, mas é um pouco injusta como piloto que está na frente, é atacado e não pode se defender”. 

EB – www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.