F1 – Luca di Montezemolo anuncia saída da Ferrari

quarta-feira, 10 de setembro de 2014 às 9:25

Luca di Montezemolo

Luca di Montezemolo, presidente da Ferrari, acabou com dias de especulações a respeito de seu futuro ao anunciar que vai deixar seu cargo.

Antes de uma reunião do conselho da Ferrari na quinta-feira que deverá anunciar lucros recordes, Montezemolo divulgou uma declaração dizendo que seu período de 23 anos em Maranello chegará ao fim. Ele disse que sua decisão foi provocada pelo plano da nova companhia Fiat Chrysler Automobiles de lançar ações no mercado, o que está planejado para a Bolsa de Valores de Nova York no próximo mês.

“A Ferrari terá um papel importante dentro do Grupo FCA no lançamento de ações em Wall Street”, declarou ele. “Isso vai abrir uma fase nova e diferente, que sinto que deve ser liderada pelo CEO do Grupo. É o fim de uma era, então decidi deixar minha posição de presidente após quase 23 anos maravilhosos e inesquecíveis, além daqueles passados ao lado de Enzo Ferrari nos anos 70”.

Montezemolo continuará no cargo até o lançamento de ações no dia 13 de outubro. As especulações a respeito de seu futuro se intensificaram no GP da Itália do último fim de semana, mas ele insistiu no sábado que não tinha intenção de sair. De fato, ele disse que uma oferta para manter sua posição por mais três anos, que havia sido feita em março, ainda era válida.

Porém, novas dúvidas surgiram depois das críticas de Sergio Marchionne, CEO da Fiat, que deixou claro que a performance da Ferrari na Fórmula 1 é “inaceitável”. Marchionne se tornará o novo presidente da Ferrari, e sugeriu que os “desentendimentos” que vieram à tona no fim de semana em Monza foram um catalisador para a mudança.

Ele afirmou: “Luca e eu discutimos longamente o futuro da Ferrari. E nosso desejo mútuo de ver a Ferrari alcançar seu verdadeiro potencial na pista levou a desentendimentos que se tornaram claramente visíveis no último fim de semana”.

Montezemolo agradeceu os funcionários da Ferrari que trabalharam com ele durante sua passagem, e fez uma referência particular ao filho de Enzo Ferrari, Piero. Marchionne não foi mencionado.

“A Ferrari é a companhia mais maravilhosa do mundo”, disse o italiano, que inicialmente comandou a operação de Fórmula 1 da Ferrari durante o período glorioso com Niki Lauda nos anos 70 antes de retornar em 1991 a pedido da Fiat.

“Foi um grande privilégio e uma honra ter sido seu líder. Dediquei todo o meu entusiasmo e comprometimento ao longo dos anos. Junto com minha família, foi e continua sendo a coisa mais importante em minha vida. Desejo aos acionistas, particularmente Piero Ferrari, que sempre esteve ao meu lado, e a todos na companhia muito mais anos do sucesso que a Ferrari merece”.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.