F1 – Lotus tem a melhor suspensão ativa, segundo a Mercedes

quinta-feira, 18 de abril de 2013 às 11:16

Lotus

Conteúdo patrocinado por: selopatrocinio

O segredo da velocidade da Lotus em 2013 é um sistema de suspensão ativa controlado hidraulicamente, relatou a Auto Motor und Sport da Alemanha.

No mês passado, foi relatado que, sob a carenagem do novo W04 da Mercedes, um sistema conhecido na garagem da organização alemã como FRIC estava imitando legalmente a suspensão ativa eletrônica, proibida pelo regulamento.

A Auto Motor und Sport afirmou que os engenheiros da Mercedes acreditam ter descoberto o segredo de como o Lotus E21 vem conservando tão bem os pneus em 2013. A revista disse que não apenas a Mercedes, mas também Red Bull, McLaren, Ferrari, Williams e Sauber vêm trabalhando em uma tecnologia similar.

Ela liga os quatro cantos do carro hidraulicamente, equilibrando o monoposto durante as freadas e acelerações e ajustando o balanço enquanto o peso do combustível diminui ao longo da corrida. O chefe da Mercedes, Ross Brawn, admitiu: “A Lotus possui o sistema mais simples, mas provavelmente o melhor”.

A notícia também poderia explicar as dificuldades de Romain Grosjean para acompanhar Kimi Raikkonen até agora em 2013. Michael Schmidt, correspondente da Auto Motor und Sport, disse que os sistemas FRIC são notoriamente difíceis de ajustar.

O proprietário da Lotus, Gerard Lopez, admite: “A janela de ajuste da suspensão é muito estreita, e nós acertamos mais frequentemente com Kimi do que com Grosjean”. Isso se deve aos respectivos estilos de pilotagem, com o francês preferindo as saídas de frente e o finlandês gostando da traseira mais solta.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.