F1 – Lotus poderá vencer sem Raikkonen?

quinta-feira, 2 de janeiro de 2014 às 15:58

Pastor Maldonado e Romain Grosjean

O ano de 2013 foi frutífero mas frustrante para a Lotus. Sem dúvida, foi o seu maior sucesso desde que assumiu o nome da equipe Renault, disputando com a Mercedes e a Ferrari para finalmente terminarem em quarto no campeonato de construtores.

Com as regras sendo alteradas, pode a sua nova dupla Pastor Maldonado e Romain Grosjean empurrá-los para o próximo nível?

Á primeira vista, parece uma tarefa extremamente complicada de realizar.

Eric Boullier provavelmente manterá as expectativas fundamentadas no conhecimento de que seu orçamento não se compara com os outros do topo do grid. Na verdade, a principal razão de Maldonado estar na equipe de Enstone, é que eles não teriam a garantia financeira necessária para o luxo de ter Nico Hulkenberg.

Esta dupla, Maldonado e Grosjean, longe de ser pobre, parece ter o papel de ‘fraca’ em comparação com os seus rivais. Sebastian Vettel não precisa de apresentações, enquanto Lewis Hamilton, Fernando Alonso, Kimi Raikkonen e Jenson Button também já foram campeões do mundo. Nico Rosberg teve vitórias e mostrou em várias ocasiões ser páreo para Hamilton na última temporada.

Maldonado traz uma solitária (ainda que espetacular) vitória, cortesia da sua dominação inacreditável em Barcelona, em 2012. Apesar disto, na última temporada, foi superado em cinco pontos pelo estreante finlandês Valtteri Bottas. Grosjean ainda tem que subir mais vezes no degrau mais alto para ser reconhecido como vencedor.

Suas experiências de vencerem corridas parecem bastantes tímidas comparadas com seus adversários e ainda há algo sobre eles.

Ambos foram demitidos como desajeitados e de cabeça quente no passado e ambos foram capazes de responder com pilotagens deslumbrantes, com Grosjean mantendo uma base consistente no final da última temporada. Não tivesse Vettel aparentemente dons divinos, Grosjean provavelmente teria colocado algumas corridas em seu nome.

Ambos são inegavelmente rápidos ainda que inexperientes na arte de lutar na frente e a batalha pela supremacia na Lotus deve conduzir o par para maiores e melhores realizações.

Ambos também têm os seus próprios pontos a provar. Grosjean, que competiu de igual para igual com Kimi Raikkonen na metade do ano passado, agora precisa provar que não foi por acaso e afirmar sua autoridade sobre a equipe, continuar de onde parou e dar aos principais adversários alguns momentos difíceis. Maldonado, por outro lado, vai estar desesperado para retirar o rótulo de ‘piloto pagante’ de seu pescoço.

Talvez eles possam lutar pelo título, mas a suposição de uma abordagem paciente será o melhor caminho a seguir para os meninos de Boullier. Com um pouco de sorte poderíamos vê-los disputando com a elite, mas, realisticamente, a próxima temporada provavelmente irá ver que a Lotus não conseguirá manter o ritmo contra os principais candidatos – não por culpa dos pilotos.

Dê-lhes um ano para se estabelecerem, para Maldonado se acostumar à equipe, e com chegada do teto orçamentário em 2015, um deles poderia muito bem estar pronto para acelerar.

Tags
, , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.