F1 – Lotus diz que confiabilidade preocupa todas as equipes

segunda-feira, 10 de março de 2014 às 14:58

Lotus E22

A Lotus acredita que todas as equipes de Formula 1 – e não apenas aquelas com motor Renault – vão para o GP da Austrália deste fim de semana “preocupadas” com a confiabilidade.

A equipe baseada em Enstone sofreu com uma difícil pré-temporada, perdendo a prova de abertura em Jerez e, em seguida, completando a menor quilometragem de todas as equipes nos testes no Bahrain.

No entanto, o diretor técnico da Lotus Nick Chester acredita que mesmo as equipes com muito mais quilometragem que a Lotus – incluindo aquelas com motores Mercedes e Ferrari em vez de Renault – correm o risco de sofrerem grandes problemas na Austrália.

“Eu acho que todas as equipes estão preocupadas com isso, e não apenas as equipes Renault”, disse sobre a ameaça da pouca confiabilidade na primeira corrida. “Todas as equipes sabem que, se tem um problema, podem acabar precisando de três a quatro horas para corrigi-lo”.

“Qualquer um pode ter um problema na manhã e não sair durante a tarde. Poderia ser complicado”.

Os novos motores turbo foram homologados durante o teste final de pré-temporada no Bahrain, e a Renault foi inflexível de que não precisava de uma extensão desse prazo para fazer sua nova unidade competitiva.

“Homologação significa que não podemos atualizar para o desempenho, mas podemos fazer revisões para a confiabilidade”, acrescentou. “E isso vai acontecer com todos os fabricantes ao longo do ano. Até mesmo os fabricantes com mais quilometragem do que nós ainda vão fazer alterações para a confiabilidade”.

Chester admitiu que vai ser difícil para a Lotus compensar o terreno perdido entre o teste final e a primeira corrida, mas ele tem esperanças de que o E22 vai ser mais competitivo no GP do Bahrain no início de abril.

Quando perguntado quanto tempo vai levar para o carro ser competitivo, ele disse: “Vai depender muito do progresso que fizermos com a Renault Sport”.

“Eu acho que as primeiras corridas serão difíceis. Esperamos que quando chegarmos na terceira corrida, então estaremos numa posição muito melhor. Depende muito das alterações que a Renault Sport irão trazer e a rapidez dos seus resultados”.

Tags
, , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.