F1 – Lotus dá de ombros para decisão da FIA sobre mapeamento dos motores Renault

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013 às 16:48

Lotus minimizou a importância da decisão da FIA de proibir a Renault de usar motores com mapeamento revisados já na temporada de 2013.

Houve especulações que falavam que equipes do pelotão da frente como Lotus, Red Bull e Williams, poderiam ser prejudicadas pela decisão da FIA de forçar a fabricante francesa a usar o mesmo mapeamento que foi usado no ano passado. Nos testes de pré-temporada que aconteceram em Barcelona na semana passada, a Renault teria pedido a FIA para correr em 2013 com uma versão modificada do mapeamento do motor em 2013, o que optimizaria a saída do ar pelo exaustor explorando melhor os projetos dos carros deste ano (Coanda-effect em inglês).

O pedido foi rejeitado pela FIA, que insiste que o regulamento criado depois do Grande Prêmio da Alemanha em 2012, que diz que os motores devem permanecer os mesmos do início da temporada passada, ainda é válido. As ramificações desta decisão aparecem como um grande revés para as equipes com motores franceses, mas o diretor técnico da Lotus, James Allison, insiste que as mudanças seriam meramente de caráter exploratório e não se mostraram satisfatórias quando testadas na pista.

Falando para o FOTA Fan Forum em Barcelona na quarta-feira à noite, Allison disse: “O trabalho de uma equipe de F1 é ficar dentro das regras mas você normalmente tenta explorar os limites ao máximo, para ganhar o máximo em performance possível. Existem uma quantidade de regras claras já publicadas no que concerna o mapeamento de motor, Renault só faz explorá-las do mesmo jeito que as outras montadoras o fazem. Nós estávamos experimentando testar – no último dia de testes na semana passada – um mapeamento diferente e explicamos a FIA o que estávamos fazendo. Mas depois de testar e averiguar que as mudanças não funcionavam como previsto de todo jeito, nós recebemos o comunicado da entidade dizendo que eles não aprovariam a nova configuração. Então, de um jeito ou de outro, não a usaremos,” completou.

Tags
, , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.