F1 – Lewis x Max: A feroz batalha pelo título de 2021

quinta-feira, 8 de julho de 2021 às 14:05

Lewis Hamilton e Max Verstappen

A corrida pelo título da Fórmula 1 está aberta com o heptacampeão mundial perseguindo seu formidável adversário da Red Bull

Como o domínio da Mercedes parece estar sob ameaça pela primeira vez em sete temporadas, isso traz aos fãs da F1 a emoção de roer as unhas que eles estavam esperando.

Lembre-se de 2015 – Lewis Hamilton conquistou seu terceiro campeonato mundial de Fórmula 1 com três corridas de antecedência no GP dos Estados Unidos. Naquele mesmo ano, Max Verstappen, de 17 anos, estava em sua temporada de estreia na equipe secundária da Red Bull, a Toro Rosso.

Hoje, Lewis Hamilton venceu quatro dos últimos cinco campeonatos – perdendo apenas em 2016 para seu então companheiro de equipe Nico Rosberg. Com um total de sete títulos e vários recordes históricos – como vitórias e poles – ele é sem dúvida um dos maiores e mais bem-sucedidos pilotos da Fórmula 1.

Mas, nesse tempo, o impetuoso e exuberante Max Verstappen conseguiu 14 vitórias e 49 pódios. Agora, com sete anos de experiência na F1 e anos perseguindo Prateados e Hamilton, ele colocou a si mesmo e os Touros firmemente como favoritos pelo título de 2021.

Homem e Máquina

Um esporte que combina homem e máquina traz um conjunto de desafios únicos. O carro da Mercedes foi muitas vezes incomparável na era dos híbridos, com uma UP poderosa que ajudou bastante a manter os Prateados fora de alcance. E isso permitiu que eles se concentrassem em um chassi que, ligado a esse motor e a Lewis Hamilton, criou um conjunto de corrida beirando a perfeição. Este ano, porém, com o novo regulamento aerodinâmico que cortou parte do assoalho em ambas as laterais finais e diminuiu o tamanho e a eficiência do difusor, os Prateados foram os que mais perderam em ritmo de volta, tanto em classificação como em corrida.

A Red Bull, por outro lado, teve seu quinhão de problemas mecânicos ao longo dos anos, sendo o maior deles UPs com potência aquém do necessário. As lutas com o motor e o chassi os mantiveram à sombra dos Prateados. Agora, porém, seu fornecedor de motores Honda veio muito bem e equilibrou o jogo de UP que os Touros tanto precisavam. E com um chassi e motor sólidos que lhes dão potência e ritmo, o RB16B da Red Bull ficou apto para lutar contra o W12 da Mercedes.

Juventude x Experiência

Agora, tudo se resume à batalha entre os pilotos? Com carros equilibrados sim. Mas, se algum dos carros tiver uma ligeira vantagem – o que parece ser o caso do RB16B no momento – isso desequilibra a disputa, como vimos nas últimas corridas

Max Verstappen não tem medo – dentro e fora da pista. Ele usa seu coração nas luvas e nunca desiste. E mostra nervos de aço, apesar da tenra idade, mas com muita experiência. Mesmo um heptacampeão mundial não é suficiente para intimidar o ousado holandês. Ele está cotado para um título desde que entrou no paddock e sua maturidade ao volante, juntamente com incríveis performances no dia da corrida, fazem de Verstappen um adversário formidável.

Mas não se engane, o pedigree da F1 ainda é de Lewis Hamilton, que está no auge. Por quase uma década, ele roubou o show – e ele não está dando sinais de colocar o pé no freio. Ele tem anos de experiência para tirar proveito e, além de ser o mais rápido no grid – agora acompanhado de Verstappen, ele é indiscutivelmente o melhor quando se trata de leitura de corrida. Os fãs da F1 o amam e sua equipe também. A Mercedes mostrou sua confiança contínua em seu piloto número um ao estender seu contrato por mais dois anos com um salário astronômico, o dobro de qualquer outro no grid.

Mercedes e Red Bull têm muito pela frente

Neste momento Verstappen está 32 pontos à frente de Hamilton, com cinco vitórias em GPs em comparação com as três do britânico. E com a última vitória de Verstappen na Áustria, qualquer coisa menos do que um pódio para Hamilton na próxima corrida aumentará muito a pressão sobre os Prateados.

Mas tanto os pilotos de F1 quanto os fãs sabem que se trata uma maratona, não de um sprint. E ainda faltam 14 corridas, incluindo a corrida em casa de Hamilton em Silverstone. É a temporada mais apertada que estamos vendo em muitos anos. Hamilton x Verstappen, Christian Horner x Toto Wolff, Red Bull x Mercedes – e quando você olha para isso, você não vai querer perder nenhum dos próximos capítulos.

Enquanto Lewis Hamilton busca o recorde de um oitavo mundial, Max Verstappen está competindo ferozmente pelo primeiro. As luzes do GP da Inglaterra vão se acender em 10 dias, todos os olhos estarão voltados para essa batalha. Com sete vitórias em Silverstone, Hamilton é o piloto de maior sucesso na lendária pista. Com a história do lado de Hamilton e os fãs de volta às arquibancadas, é a melhor chance do heptacampeão começar a fechar a lacuna na corrida pelo título.

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.