F1 – Lewis Hamilton contra construção de autódromo no Rio de Janeiro

quinta-feira, 8 de outubro de 2020 às 15:25

Lewis Hamilton

Conforme o Autoracing já relatou diversas vezes, a reação à notícia de que Chase Carey está fazendo lobby junto ao Governador do Rio de Janeiro, pedindo-lhe que emita as licenças necessárias que permitiriam a construção de um circuito em Deodoro, projeto que envolveria a destruição de grande parte da última floresta remanescente na cidade, está havendo um clamor nas redes sociais contra os planos.

A proposta não está sendo atacada somente pela destruição da última floresta remanescente na cidade, mas também porque o estado do Rio de Janeiro tem gravíssimos problemas de corrupção, que levam sua capital e outras cidades a terem problemas inusitados e básicos de todo tipo, como saneamento básico, saúde, educação, transporte e principalmente segurança.

Governador e prefeitos dizem não ter dinheiro para suprir minimamente essas necessidades básicas da população. Mas ao mesmo tempo, o estado ofereceu a enorme quantia de USD 60 milhões à Liberty para ter um GP de Fórmula 1 por ano.

Mas Hamilton não conhece esses problemas e o que ele está preocupado mesmo é com a devastação da floresta que a construção do autódromo em Deodoro e a infraestrutura para chegar lá causariam.

De fato, usando a hashtag #BrazilSaysNoToDeforestation, os fãs chamaram Lewis Hamilton para se manifestar, e hoje, ao chegar a Nurburgring, o hexacampeão mundial fez exatamente isso.

Existe inclusive uma petição na internet já assinada por mais de 4 mil pessoas para manter o GP do Brasil em Interlagos e não devastar mais florestas para um novo autódromo.

“Minha opinião pessoal é que o mundo não precisa de um novo circuito”, disse ele a repórteres. “Eu acho que há muitos circuitos no mundo que são ótimos.”

“Amo Interlagos”, acrescentou, referindo-se ao circuito paulista cujo contrato termina este ano.”

“Já estive no Rio e é um lugar lindo, lindo”, continuou. “Não sei todos os detalhes disso”, acrescentou ele, referindo-se à trilha proposta, “ouvi dizer que potencialmente será sustentável. Mas a coisa mais sustentável que você pode fazer é não derrubar nenhuma árvore, especialmente em uma época em que estamos lutando contra uma pandemia e em que continua a haver uma crise global em todo o mundo.”

“Não acho que com desmatamento e tudo mais seja uma jogada inteligente. Não tenho os detalhes do porquê, mas não é algo que eu pessoalmente apoio.”

Além do fato de que não é da competência do governador emitir as licenças que Carey está pedindo, permanecem sérias dúvidas se o promotor proposto, a Rio Motorsports, tem financiamento para construir a pista, muito menos pagar as pesadas taxas da corrida oferecidas à Liberty.

Já ouviu o último Loucos por Automobilismo? Clique na imagem abaixo!

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.