F1 – Legalidade do duto-F faz parte do jogo, insiste Haug

quinta-feira, 29 de março de 2012 às 12:33

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Norbert Haug tentou afastar o debate sobre o duto-F questionando a solução do escapamento presente no carro da McLaren.

Algumas equipes – principalmente Red Bull, Lotus e Ferrari – reclamaram da configuração aerodinâmica do W03, argumentando que o banimento do duto-F proibiu sistemas similares que são acionados pelo movimento do piloto.

A Mercedes afirma que seu novo duto-F é inteiramente passivo e ativado não pelo piloto, mas pelo sistema DRS da asa traseira. Até agora, a FIA concorda, mas isso deu origem a sugestões de que a Mercedes só está andando bem na classificação por causa de seu duto-F questionável, antes de enfrentar dificuldades na corrida, quando o uso do DRS é bem mais limitado.

“Temos de conviver com isso até sermos mais velozes na corrida, mas não é verdade que não temos um bom carro”, declarou Haug, chefe de competição da marca alemã, à Sport Bild. “Somos uma equipe séria que não precisa disfarçar nada; nos preparamos bem nos testes de inverno”.

O chefe da equipe, Ross Brawn, disse recentemente que suspeita que toda a polêmica em relação ao duto-F da Mercedes é uma distração quando se trata das soluções do escapamento adotadas por algumas de suas rivais após a proibição do difusor soprado.

Haug concorda que a solução da McLaren, por exemplo “provavelmente não é o que a FIA tinha em mente quando o difusor soprado foi banido”. Mas ele também disse que a Mercedes não está ameaçando protestar contra a equipe britânica. “Um pedido de esclarecimento à FIA é legítimo, caso contrário poderíamos estar perdendo um truque. Faz parte do jogo”.

LS – www.autoracing.com.br 

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