F1 – Leclerc x Vettel, quem sairá inteiro dessa?

domingo, 29 de setembro de 2019 às 15:00

Leclerc x Vettel

“Eu me coloquei acima da decisão hoje”. “Sebastian pensou em foder você.” “Quando ele me ultrapassou, eu não fiquei tão zangado, mas muito triste por a equipe ter atingido esse estado lamentável”.

Sebastian Vettel certamente tem um histórico de ignorar as ordens da equipe e, embora seu desafio à Ferrari no GP da Rússia possa não ter as consequências do ‘Multi 21’, isso mostra que ele ainda não está pronto para desistir da Ferrari por Charles Leclerc.

Como em Sepang 2013, Vettel optou por não seguir as ordens da equipe ao não dar passagem ao seu companheiro de equipe na época, Mark Webber.

As semelhanças entre os incidentes são limitadas a partir daí, mas não menos reveladoras das intenções de Vettel.

Vettel assumir a liderança em Sochi fazia parte do plano, pelo menos de alguma maneira, com Leclerc tendo concordado em dar vácuo ao companheiro de equipe, P3 na largada, para ambos estarem à frente de Lewis Hamilton na curva 2.

Todos estavam plenamente cientes de que esse vácuo também poderia dar a Vettel a chance de assumir a liderança, o que naturalmente aconteceu.

Também parte do plano, no entanto, seria Vettel devolver a posição a Leclerc, embora estejamos falando de um piloto cujos advogados foram à Red Bull dizendo por que ele não deveria e nem poderia ser punido por sua transgressão na Malásia.

Então quando Vettel disse “eu o teria ultrapassado de qualquer maneira” no rádio da equipe, ficou claro que algo estava acontecendo.

Esta não era uma posição que Vettel simplesmente entregaria, ficou claro que Leclerc teria que alcançá-lo correndo no ar sujo enquanto Vettel  empilhava voltas roxas sem ninguém em seu caminho.

Ao fazê-lo, Vettel mostrou que estava pronto para lutar por seu futuro na Ferrari.

Um retorno ao conforto da Red Bull foi discutido para Vettel, assim como uma mudança para a Mercedes para trazer um piloto alemão para a equipe da Alemanha, que talvez tenha se esforçado para definir essa identidade desde que voltou à F1.

Vettel lutando contra Leclerc em Sochi, não deve ser visto como a “última chance” de lutar contra seu companheiro de equipe.

Se Vettel quer lutar para manter o status de líder de equipe, o que se segue pode sugerir que a Ferrari já tirou isso dele.

Tendo tentado colocar seu destino em suas próprias mãos, construindo uma diferença de quatro segundos para Leclerc, Vettel só pôde assistir quando o segundo carro foi chamado primeiro e Vettel foi mantido na pista.

Mattia Binotto afirmou imediatamente após a corrida que isso foi feito no caso de um safety-car entrar na pista.

Talvez seja apenas coincidência que Vettel tenha sido mantido na pista, com pneus baleados, até que Leclerc fechasse a janela do box, momento em que Vettel foi imediatamente chamado, atendido e enviado de volta atrás de seu companheiro de equipe.

A mensagem foi clara. Vettel terá que jogar pelas regras da Ferrari.

Em 2013 ele era o garoto de ouro da Red Bull, mas agora esse status fica em frente a ele e a garagem, e por boas razões.

A pole de Leclerc na Rússia foi a quarta consecutiva. Apenas Hamilton e Nico Rosberg fizeram algo semelhante na era V6 híbrida. O piloto anterior que não era da Mercedes a fazer o mesmo foi Vettel em 2011 e um piloto da Ferrari não o fazia desde Michael Schumacher em 2001, quando Leclerc tinha três anos de idade.

O rádio da equipe de Leclerc também sugeriu que ele estivesse ciente de seu status, enquanto falava com o diretor esportivo Laurent Mekies.

“Eu entendo completamente. Dei a você um vácuo contínuo, sem problemas, mas depois tentei avançar no início da corrida. Sem problemas. Gerencie a situação.”

‘Sem problemas’ foi entregue com um tom que sugeria que certamente havia um problema, tanto quanto pode ser lido em um tom quando um piloto está dentro do carro a 200 kph.

Isso seguiu o GP de Cingapura, quando Leclerc foi repreendido por suas transmissões de rádio depois de ter tomado um undercut ‘acidental’ de Vettel.

Talvez Mattia Binotto deva atribuir aos engenheiros de corrida de Vettel e Leclerc itens semelhantes depois desta corrida – já que o plano dos pilotos foi tão publicamente ridículo e pode ter desviado o foco do que era mais importante – a estratégia de corrida da Mercedes.

No final, o colapso da UP de Vettel e o subsequente safety-car virtual levaram a corrida ainda mais longe das mãos de Leclerc, deixando a Ferrari com mais perguntas do que respostas, apesar da impressionante melhora depois das férias da F1, o que deixou a Mercedes com medo.

A cada corrida que passa parece mais claro que a Ferrari terá que escolher com quem ficar, já que uma equipe de F1 parece pequena demais para dois pilotos “alfas” dividirem.

AS - www.autoracing.com.br

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