Leclerc pede cautela ao avaliar Hamilton na Ferrari

terça-feira, 26 de agosto de 2025 às 9:26

Lewis Hamilton e Charles Leclerc

Charles Leclerc reforçou que ainda é muito cedo para avaliar Lewis Hamilton em sua fase inicial na Ferrari, principalmente porque o heptacampeão mundial ainda passa por um processo de adaptação.

De fato, após a saída impactante da Mercedes para 2025, a expectativa em torno de Hamilton era gigantesca. Muitos acreditavam que ele poderia inclusive lutar pelo título mundial já no primeiro ano com a Scuderia.

No entanto, até a pausa de verão, o britânico não conquistou sequer um pódio, sendo que seu ponto mais baixo ocorreu no Grande Prêmio da Hungria.

Quero ser VIP
 

Naquele fim de semana, Hamilton largou apenas em 12º, enquanto Leclerc brilhou ao garantir a pole à frente das McLarens.

Em seguida, bastante frustrado, o britânico se descreveu como “inútil” e chegou até a sugerir que a Ferrari contratasse “outro piloto”. No domingo, terminou em 12º, uma volta atrás dos líderes.

Números revelam domínio de Leclerc

Quando se observam os dados, a diferença entre os dois companheiros de equipe fica evidente.

Nas classificações, Leclerc lidera Hamilton por 10 a 4, alcançando uma média de 5,1 contra 8,4 do britânico. Além disso, o monegasco tem uma vantagem de 0.241s em volta rápida.

Nas corridas, a vantagem também é clara: Leclerc soma 11 a 2, com média de chegada em quinto lugar, enquanto Hamilton aparece com 6,5.

Portanto, estatisticamente, Leclerc tem sido superior em praticamente todos os aspectos. Ainda assim, ele evita julgamentos precipitados.

“Ainda é cedo demais para julgar”

Questionado sobre se esperava tamanho domínio, Leclerc explicou com franqueza: “Não tinha grandes expectativas porque não sabia”.

“Como piloto, você analisa os dados de outros, mas sempre existe a dúvida: quando alguém erra em uma curva, até que ponto é o piloto e até que ponto é o carro? Eu estava muito curioso para ver onde estaria em relação a Lewis”.

Além disso, o monegasco destacou que o momento da Ferrari influencia diretamente: “É realmente cedo demais. Afinal, não estamos lutando por vitórias e poles, o que muda muito a abordagem de um piloto”.

“No meu caso, o foco é apenas levar a Ferrari de volta ao topo. Estou satisfeito com minha performance, portanto quero continuar nesse caminho”.

Por fim, Leclerc demonstrou confiança na evolução do companheiro: “É uma nova equipe para Lewis. Ele ainda está aprendendo e compreendendo todos os sistemas, que são diferentes para ele. Então, por isso, é cedo para qualquer julgamento definitivo”.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.