F1 – Lauda ficou a dias da morte pela segunda vez

quarta-feira, 8 de agosto de 2018 às 18:35

Niki Lauda

O tricampeão de Formula 1 Niki Lauda deve se recuperar de uma cirurgia de transplante de pulmão na semana passada, mas o prognóstico nem sempre foi tão otimista.

De acordo com um relatórios médicos, Lauda estava a alguns dias de morrer.

Lauda estava sofrendo de alveolite hemorrágica, uma inflamação que acomete o interstício pulmonar, bronquíolos e alvéolos pulmonares que levou a uma hemorragia no trato respiratório. A primeira tentativa de tratamento foi a terapia imunossupressora, que melhorou temporariamente a condição de um dos melhores pilotos que a F1 já viu, certamente entre os 10 melhores de todos os tempos.

No entanto, isso foi seguido por doença pulmonar aguda, gerada por células do sistema imunológico no sangue migrando para os pulmões e atacando seu tecido. Em suma, Lauda não conseguia mais absorver oxigênio através de seus pulmões.

Quando ficou claro que seus pulmões não funcionariam mais, ele recebeu ventilação mecânica na unidade de terapia intensiva, e temia-se que ele morresse em poucos dias, caso um pulmão substituto não pudesse ser encontrado.

Isso permitiu que Lauda fosse colocado perto do topo de uma lista de espera de substituição de pulmão, e um deles chegou a tempo.

Espera-se agora que Lauda, ​​que está no Hospital Geral de Viena, retire os tubos respiratórios nas próximas 24 horas, um primeiro passo significativo na sua esperada recuperação total. A partir daí, os médicos acham que Lauda poderá sair daqui a duas ou três semanas, embora tenham advertido a possibilidade de uma estadia de um mês devido à questão da UTI.

Seus médicos disseram que 90% dos pacientes vivem um ano depois desse procedimento específico e 75% vivem cinco anos ou mais.

Eles também esperam que Lauda possa retornar ao paddock da Formula 1, onde ele é o presidente não-executivo da equipe da Mercedes e um de seus proprietários minoritários.

Andreas Nikolaus Lauda, hoje com 69 anos, já mostrou que é duro na queda. Em 1976 chegou tão perto da morte, que recebeu a extrema-unção depois de seu acidente em Nurburgring. Mas menos de 40 dias depois estava em sua Ferrari novamente alinhando para disputar o título daquele ano.

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.