F1 – Lauda diz que DRS é algo errado para o esporte

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011 às 12:01

f111-niki lauda red bull-615

Niki Lauda admitiu que não é fã do mecanismo DRS (sistema de redução de arrasto aerodinâmico) que estreou na Formula 1 em 2011.

O sistema, que  permite com que um piloto “anule” o efeito da asa traseira de seu carro, ajudando assim a ultrapassar o carro da frente, será mantido para a temporada do ano que vem da F1.

O DRS foi criado por um grupo técnico designado pela FIA, incluindo Paddy Lowe, o atual diretor técnico da Mclaren, que insiste que a criação do dispositivo foi uma boa idéia.

“Teria sido uma opção resolver a questão de ultrapassagens mudando a aerodinâmica dos carros”, disse Lowe. “Mas terminamos encontrando algo muito mais efetivo, barato e ajustável de corrida para corrida”, disse o engenheiro, comentando sobre o DRS.

Muitos puristas do esporte afirmaram que o DRS torna as ultrapassagens muito fáceis e até artificiais e o tri-campeão mundial Niki Lauda está entre estes:

“Ver alguém ultrapassar porque apertou um botão é fundamentalmente algo que está em uma direção errada”, disse Lauda. “O piloto que está na frente fica totalmente indefeso. Acho que de um ponto de vista esportivo isso não é certo”.

Niki também acredita que com os pneus de alto desgaste da Pirelli, o DRS é desnecessário. O ex-piloto das equipes March, BRM, Ferrari, Brabham e Mclaren, afirma que os pneus Pirelli tiveram mais influência no aumento do número de ultrapassagens em 2011, do que o DRS.

“A postura dos pneus Pirelli está ok. A ultrapassagem aumentou mais por causa dos pneus, já que os pilotos precisam dirigir mais no limite”, concluiu.

FH – www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.