F1 – Kimi Raikkonen usa tática para vencer GP da Austrália
domingo, 17 de março de 2013 às 4:38
Formação do pódio em Melbourne
Conteúdo patrocinado por: | ![]() |
Um resultado de certa forma surpreendente marcou a etapa de abertura da temporada 2013 da Formula 1, o GP da Austrália. A vitória neste domingo (17/03) ficou com Kimi Raikkonen, a segunda dele nesse retorno à categoria pela Lotus e 20ª na carreira, iniciada em 2001 e interrompida em 2010 e 2011.
O piloto finlandês foi apenas o sétimo no grid, decidido excepcionalmente no domingo pela manhã (pelo horário local). Raikkonen fez duas paradas nos boxes contra três de todos os seus principais adversários, os pilotos da Ferrari e da Red Bull.
Fernando Alonso foi o segundo colocado, 12s451 atrás do vencedor. A diferença entre os dois pilotos praticamente dobrou nas voltas finais, já que o espanhol viu que não teria mais chances. Sebastian Vettel (Red Bull), que largou na pole position e liderou o primeiro trecho da corrida, completou o pódio em terceiro.
Felipe Massa começou bem a temporada e cruzou em quarto. Único brasileiro na pista, o piloto da Ferrari largou na frente de seu companheiro de equipe e só foi superado por ele após a segunda parada de ambos nos boxes, em uma tática bem executada pelo espanhol, que superou de uma só vez Massa e Vettel.
Lewis Hamilton estreou na Mercedes com um quinto lugar. Atrás dele chegou Mark Webber (Red Bull), que fez uma péssima largada de segundo no grid e não conseguiu mais se recuperar. O sétimo foi Adrian Sutil (Force India), outro que fez grande apresentação, apenas dois pit stops e chegou a liderar. Atrás dele ficou Paul di Resta, seu colega de escuderia.
A McLaren foi a grande decepção do fim de semana. O melhor da equipe foi Jenson Button, em nono. Sergio Perez, que fez sua estreia na nova equipe, pressionou fortemente a Lotus de Romain Grosjean em busca do ponto do décimo lugar, mas não conseguiu e cruzou em 11º.
Vettel se manteve em primeiro após a largada, seguido pelas Ferraris de Massa e Alonso (com cada um tendo ganho duas posições), Hamilton, Raikkonen, Rosberg e Webber. O piloto da Lotus ultrapassou o da Mercedes na terceira volta. Já na quinta começaram as paradas nos boxes, inauguradas por Button. Vettel parou na oitava, Massa na nona, Alonso e Raikkonen na décima, Hamilton na 14ª e Rosberg na 15ª. As posições principais se mantiveram.
Webber fez seu segundo pit stop já na 19ª volta, duas antes de Alonso, que mudou a tática para ganhar posições. Na 22ª Sutil parou pela primeira vez, quando já ocupava a liderança, seguido por Vettel (que o ultrapassou na pista instantes depois). Massa entrou na 24ª passagem e voltou atrás do alemão e de Alonso, que ficou na frente de ambos.
Na 31ª volta, Hamilton foi sendo ultrapassado e teve que entrar nos pits para a sua segunda parada. Raikkonen, então líder, parou na 35ª, colocando pneus médios que iriam durar até o final. Massa, contrariando o que havia feito antes, antecipou sua terceira parada para a 37ª volta, uma antes de Vettel e três de Alonso. Hamilton precisou fazer um terceiro pit stop na43ª volta.
Sutil liderava a corrida na ocasião. O alemão, no entanto, foi ultrapassado por Raikkonen na 43ª volta e por Alonso na 46ª, um pouco antes de parar pela segunda e última vez, para colocar os pneus supermacios. O alemão estava em quarto, mas o desgaste dos compostos ainda o fez perder posições para Hamilton e Webber. Enquanto isso, Alonso tentava tirar a diferença para Raikkonen, sem sucesso.
A prova teve apenas três abandonos. Pastor Maldonado (Williams) rodou no final da reta dos boxes na 25ª volta, duas antes de Nico Rosberg estacionar sua Mercedes com problemas eletrônicos. Já Daniel Ricciardo deixou sua Toro Rosso nos boxes na 40ª das 58 voltas.
A segunda etapa da F1 acontece no próximo domingo, dia 24 de março, em Sepang (Malásia).
Classificação da prova:
Pos. | Piloto | Equipe | Distância |
---|---|---|---|
1. | ![]() |
Lotus | 58 voltas, 1:30:03.225 |
2. | ![]() |
Ferrari | +12.451 |
3. | ![]() |
Red Bull | +22.346 |
4. | ![]() |
Ferrari | +33.577 |
5. | ![]() |
Mercedes | +45.561 |
6. | ![]() |
Red Bull | +46.800 |
7. | ![]() |
Force India | +1:05.068 |
8. | ![]() |
Force India | +1:08.449 |
9. | ![]() |
McLaren | +1:21.630 |
10. | ![]() |
Lotus | +1:22.759 |
11. | ![]() |
McLaren | +1:23.367 |
12. | ![]() |
Toro Rosso | +1:23.857 |
13. | ![]() |
Sauber | +1 volta |
14. | ![]() |
Williams | +1 volta |
15. | ![]() |
Marussia | +1volta |
16. | ![]() |
Caterham | +2 voltas |
17. | ![]() |
Marussia | +2 voltas |
18. | ![]() |
Caterham | +2 voltas |
Abandonos | |||
19. | ![]() |
Toro Rosso | +19 voltas |
20. | ![]() |
Mercedes | +32 voltas |
21. | ![]() |
Williams | +34 voltas |
Volta mais rápida: Raikkonen, 1min29s274
australia, felipe massa, fernando alonso, ferrari, kimi raikkonen, lotus, mclaren, melbourne, mercedes, red bull, Sebastian Vettel
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.