F1 – Jornalista explica vantagem do motor turbo da Mercedes

sábado, 5 de abril de 2014 às 8:58
Nico Rosberg

Nico Rosberg - Malásia 2014

O segredo do atual domínio do motor V6 turbo da Mercedes foi tornado público por Mark Hughes, jornalista da Sky Sports, que revelou detalhes intrínsecos do equipamento das Flechas de Prata. Segundo ele tomou conhecimento, em um feito de engenharia altamente complexo, os alemães já colocaram com sucesso a sua turbina e o compressor de ar em cada extremidade do motor do W05.

O design inovador – que, como as melhores ideias, parece simples, mas é muito complexo e eficaz – acredita-se ter sido concebido há mais de dois anos. Tal revelação é também a melhor explicação para a supremacia do W05, que tem se mostrado imbatível nas primeiras etapas de 2014 nas mãos de seus pilotos, Nico Rosberg e Lewis Hamilton.

Segundo Hughes, os laços da equipe Brackley com o departamento de alta performance de motores da Mercedes deu a eles um avanço crítico no início da nova era turbo da F1. Visando deixar o carro o mais aerodinamicamente eficiente possível, a equipe Mercedes teve influência significativa sobre o projeto de unidade de potência criado na sede de motores da fabricante alemã, em Brixworth.

A inovação da Mercedes está em ter o compressor do turbo em uma extremidade do motor e a turbina em outra, com ambas sendo ligadas por um eixo longo. Tal layout desencadeia uma série de benefícios de desempenho. Por exemplo, menos energia precisa ser gerada a partir da unidade ERS do carro e a turbina fica menos aquecida sob aceleração. Isso melhora a eficiência do carro, com mais potência reservada para ganho de desempenho e, consequentemente, menos combustível é utilizado.

As equipes clientes das Mercedes têm a mesma vantagem. No entanto, como McLaren , Williams e Force India receberam suas unidades de energia há pouco tempo, tiveram menos tempo para trabalhar o layout em seus respectivos carros.

E os benefícios não param por aí. Com o compressor mais longe da turbina – que é girada por gases de escape quentes – o W05 tem um intercooler menor, ou seja, a Mercedes está trabalhando com sidepods menores, o que impulsiona o desempenho aerodinâmico. Por outro lado, com o compressor na frente do motor, a Mercedes também moveu sua caixa de câmbio para a frente do carro, melhorando o seu centro de gravidade e, por conseguinte, em teoria, a dirigibilidade.

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