F1 – John Surtees critica preferência por pilotos pagantes

domingo, 15 de janeiro de 2012 às 11:11

John Surtees pediu para as equipes e a FIA que façam mais em favor dos jovens pilotos de destaque, que muitas vezes não entram na F1 por questões financeiras. O campeão mundial de 1964 esteve no evento Autosport International para promover a organização beneficente criada em memória de seu falecido filho Henry.

“Nós já voltamos a uma situação como na década de 1970, em que uma ou duas equipes (incluindo a minha própria na época) têm que ter pilotos com dinheiro”, disse Surtees. “Eu esperava que tivéssemos perdido esse período para sempre. Quando Bernie Ecclestone chegou e tanto dinheiro veio, eu esperava que o esporte se tornasse saudável o suficiente para levar o talento em primeiro lugar”.

“Eu acho que isso é muito triste, e nós precisamos garantir que a capacidade possa ser levada em conta para que um piloto chegue ao topo. As pessoas de sucesso deveriam ter uma bolsa de estudos automática caso não tenham como levantar o dinheiro”, prosseguiu o britânico, que defende um terceiro carro por equipe para que os jovens pilotos tenham melhores chances.

“Seria bom se as equipes fossem autorizadas a andar com um terceiro carro, e que esse carro ficasse com alguém bem-sucedido nas categorias mais baixas”, prosseguiu ele. “Depois, há sempre um espaço para a habilidade na F1, sem a necessidade de dinheiro. Precisamos ficar longe de lugares comprados. A F1 deve ser o ápice, e nós devemos ter as melhores pessoas lá. Precisamos trabalhar para isso”.

EB – www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.