F1 – Jean Todt não tem preocupações com dietas extremas

segunda-feira, 7 de abril de 2014 às 16:03

Jean-Eric Vergne

O presidente da FIA, Jean Todt rejeitou qualquer inquietação de que pilotos de Formula 1 estão sendo forçados a dietas extremas que possam comprometer a sua segurança, apesar de Jean-Eric Vergne ter sido hospitalizado no início deste ano.

O piloto da Toro Rosso Vergne foi hospitalizado entre o GP da Austrália e da Malásia, depois de sofrer complicações relacionadas ao seu peso corporal muito baixo, como resultado de dieta.

“Eu cheguei a 67 kg, que foi um pouco baixo demais e perdi energia”, disse Vergne. “Mas eu ganhei um pouco de peso e estou bem agora”.

O limite de peso mínimo para o carro e motorista aumentou em 50 kg para acomodar os novos motores V6 turbo de 2014, mas muitas equipes têm lutado para chegar até esse limite, colocando pressão sobre os pilotos mais pesados para perderem peso.

Mas Todt rejeitou as preocupações, dizendo aos repórteres no Bahrain, no domingo: “Eu acho que normalmente você pode fazer uma boa dieta e não ter que ir para o hospital, por ter perdido tantos quilos”.

“Eu não acho que você irá para um hospital porque está em uma dieta”.

As equipes de F1 concordaram em aumentar o limite de peso mínimo em 10 kg para a próxima temporada, passando para 701 kg, por causa do problema de peso do piloto.

No entanto, as negociações para antecipar a mudança para esta temporada falharam no ano passado por causa da falta de um acordo unânime.

Adrian Sutil da Sauber, um dos pilotos mais altos e mais pesados no grid, criticou os pilotos menores por bloquearem tentativas para aumentarem o limite de peso.

“Nós temos que perder muito peso e não há muito o que se pode perder de qualquer maneira”, disse ele.

“É uma situação difícil no momento. Você tem que ser cuidadoso. Perdi de 3 a 4 kg em comparação com o ano passado e eu já tentava ser muito mais leve no ano passado”.

“Esse peso extra que eu estou perdendo, está chegando a um ponto crítico. Mas eu estou tentando controlá-lo e estar sempre em forma para terminar uma corrida”.

“Você já se sente antes da corrida que não tem toda a força”.

 

Tags
, , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.