F1 – James Vowles revela algumas fraquezas do Mercedes W12

sexta-feira, 21 de maio de 2021 às 13:32

James Vowles – Mercedes

Participando do Teck Talk da F1 TV, James Vowles revelou duas fraquezas do W12 frente ao seu principal adversário, a Red Bull – e ele espera que os Prateados tenham dificuldades em várias corridas nesta temporada por causa delas.

A Mercedes teve este ano sua pior pré-temporada na era turbo-híbrida, mas de acordo com Vowles, se você tem um limão, você deve tentar fazer uma limonada com ele, ao invés de reclamar.

“Parece uma afirmação óbvia, mas quando você está atrás de um carro, você tem mais opções estratégicas do que o carro à sua frente”, disse ele. “No Bahrain, simplesmente você pode correr mais riscos sem medo de perder. Se você já está em segundo lugar, então o que vai acontecer? E é muito mais difícil quando você é o líder incontestável.”

“Foi a mesma situação em Barcelona”, acrescentou. “Tínhamos uma decisão a tomar rapidamente, que era fazer o oposto da Red Bull – você deve ter ouvido que chamamos de ‘o oposto da Red Bull’ no rádio (ouça aqui) – e isso não é algo que eles tinham disponível … E isso fortalece o carro atrás e dá a você um pouco mais de flexibilidade estratégica do que o carro da frente.”

Mas Vowles espera que os Prateados tenham dificuldades em alguns momentos desta temporada devido a uma diferença fundamental entre seu carro e o da Red Bull.

“No aquecimento dos pneus para uma volta de classificação, eles parecem estar um pouco melhores. “No início da corrida quando eles estão liderando, você os vê colocando um segundo e meio de diferença em relação a nós muito rapidamente, exatamente o que acontece na classificação. Precisamos de mais voltas que eles para colocarmos nossos pneus na janela certa. Conseguimos isso até agora, mas é algo que vai nos pegar, tenho certeza, em algumas pistas.”

“Acho que temos uma pequena vantagem sobre a Red Bull em termos de durabilidade dos pneus”, acrescentou. “E, novamente, isso abre mais algumas possibilidades. Eles parecem estar um pouco melhores na fase de aquecimento, nós estamos um pouco melhores em longos períodos e eu acho que isso nos ajuda um pouco mais e cria algumas oportunidades que eles talvez não tenham disponíveis.”

E há mais uma vantagem da Red Bull sobre a Mercedes – uma vantagem que ele acha que poderá ajudar seu adversário no GP de Mônaco neste fim de semana.

“O carro deles tem muito downforce puro”, disse Vowles sobre o Red Bull RB16B. “Você pode ver isso no Setor 3 em Barcelona, acho que você verá aqui neste fim de semana em Mônaco, e há atributos de ambos os carros que são claramente fortes e têm suas fraquezas inerentes. Mas é aí que eu veria que a Red Bull claramente, no momento, mostrou força em relação a nós.”

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.