F1 – James Allison fala sobre as expectativas da Lotus para 2013

terça-feira, 29 de janeiro de 2013 às 6:49
f1-James-Allison-lotus

James Allison - Lotus F1 2013

Após o lançamento do E21 da equipe Lotus ontem, o diretor técnico James Allison deu a seguinte entrevista.

Quais as diferenças entre o regulamento de 2012 para 2013?
Depois de uma série de mudanças de regras bastante agitadas com interpretações variadas desde 2009, parece que 2013 vai ser um ano de estabilidade. Há apenas algumas alterações muito limitadas, que são um alívio considerável para todo o grid, dado o tamanho da transformação que teremos em 2014. Lembre-se, mesmo sem alterações no texto do regulamento, nunca paramos de procurar brechas novas. Muitas vezes, os jovens engenheiros que acabam de chegar da universidade, apontam uma ambiguidade no texto de um regulamento que tenha sido resolvido há décadas, porque eles estão olhando o que está escrito com olhos novos e sem idéias preconcebidas sobre o que é realmente a intenção.

Será que os carros que veremos em 2013 parecerão muito diferentes dos que vimos em 2012?
Eu suponho que não. Existe uma regra que abre a possibilidade para esconder aquele degrau no bico dos carros com um painel que não seja estrutural. No entanto, tal painel é opcional e eu não ficaria surpreso se a maioria do grid optar por não usá-lo. O painel irá adicionar algumas gramas de peso e por isso as equipes só vão utilizá-lo se puderem encontrar algum benefício de desempenho.

Continuar com os mesmos dois pilotos beneficia a equipe técnica?
O melhor benefício é que ambos são rápidos! Os benefícios incluem também não ter que reinventar o assento do, pedais, volante e assim por diante. Não ter de estabelecer novas relações entre engenheiros e pilotos também é bem-vindo.

O que é completamente novo e o que é mais familiar no E21?
Dependendo de onde você olha, algumas partes do novo carro são totalmente novas, e outras são nossas melhores partes ainda mais otimizadas da filosofia de desenho já adotadas por várias temporadas. Os desenhos das suspensões dianteira e traseira foram substancialmente revistos para tentar nos dar melhores oportunidades aerodinâmicas. A asa dianteira é uma continuação dos conceitos que temos trabalhado desde 2009, quando as regras foram publicadas. Para o sistema de asa traseira, continuamos tentando trabalhar em um nível satisfatório de downforce ao mesmo tempo potencializando o uso do DRS.

Falando do DRS, o que temos de novo no DRS duplo?
Esta é uma área que continuamos a trabalhar, pois a natureza passiva do nosso dispositivo significa que ele não é proibido pelo regulamento mais recente. Não é algo que vai transformar nosso carro num foguete, mas é algo que pode adicionar desempenho como parte do projeto global.

Há quaisquer outras “armas secretas” no arsenal para 2013?
Não tenho a menor ideia.

O E21 tem grandes expectativas?
Há um elemento de expectativa para o E21. O E20 provou ser um carro de corrida eficaz e isso provoca expectativas melhores para o E21. Nós continuamos com a mesma base de projeto e tentamos construir um carro de corrida mais eficiente e mais rápido, partindo de todas as lições que aprendemos no ano passado. Se vamos ser bem sucedidos neste carro só saberemos quando formos para as corridas.

O que podemos esperar dos pneus de 2013 da Pirelli?
Tivemos uma pequena amostra dos novos pneus nos treinos do GP do Brasil e nos pareceu ser um passo em frente. A Pirelli também publicou a lista dos compostos para 2013 e estamos felizes em ver que eles fizeram escolhas de forma sensata e agressiva. A pré-temporada de testes nos dará uma ideia muito melhor do que esperar, mas a maioria das indicações sugerem que os pneus irão desempenhar um papel útil em fazer mais uma temporada atraente.

Quais são os objetivos e metas para 2013?
Em termos de objetivos e metas, nunca nos propusemos a construir o segundo ou o terceiro carro mais rápido. Tentamos construir o carro mais rápido e mais eficaz que pudermos. Queremos melhorar o nosso carro do ano passado em todas as áreas e queremos que nossas melhorias sejam mais eficazes que as da concorrência. No entanto, tendo dito tudo isso, a meta oficial estabelecida pelos donos da equipe é alcançar no mínimo o terceiro lugar no Campeonato de Construtores.

AS - www.autoracing.com.br

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.