F1 – Jack Brabham morre aos 88 anos

segunda-feira, 19 de maio de 2014 às 1:05
Jack Brabham (16) e Jim Clark em Zandvoort 1966

Jack Brabham (16) e Jim Clark em Zandvoort 1966

O três vezes campeão mundial de Formula 1 Jack Brabham, morreu aos 88 em sua casa em Gold Coast, neste domingo (segunda-feira na Austrália).

Brabham foi o único piloto a ganhar um título de F1 em seu próprio carro em 1966, depois de já ter conquistado seus dois primeiros com a equipe Cooper.

Foi na própria Cooper que fez sua estréia na F1 em 1955, mas só se tornou piloto de Formula 1 em tempo integral em 1958.

Sua primeira vitória veio em Mônaco no início da temporada seguinte, quando arrancou de forma fulminante para conquistar dois campeonatos mundiais seguidos, em 1959 e 1960.

Ele fundou a equipe Brabham em 1962 , mas começou o ano com uma Lotus, enquanto seu sócio Ron Tauranac terminava o carro da própria equipe.

Em 1966, uma série de quatro vitórias no meio da temporada ajudaram Brabham a conquistar seu terceiro título da F1, desta vez em seu próprio carro. A equipe Brabham também ganhou os títulos de construtores em 1966 e 67.

O ano de 1970 viu Brabham ganhar a primeira corrida da temporada em Kyalami e se aposentar, vendendo a equipe ao mesmo tempo.

Bernie Ecclestone foi o comprador da equipe e Brabham viu o brasileiro Nelson Piquet vencer dois campeonatos mundiais com ela.

Jack Brabham também pôde ver seus três filhos Geoff, Gary e David embarcarem em carreiras no automobilismo muito bem sucedidas. Os netos Matthew e Sam também iniciaram suas carreiras em monopostos recentemente.

“É um dia muito triste para todos nós”, disse David Brabham. “Meu pai faleceu pacificamente em casa aos 88 de idade, nesta manhã.”

“Ele viveu uma vida incrível, conseguindo mais do que ninguém jamais sonhou, e vai continuar a viver através do legado impressionante que deixou.”

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.