F1 – Itália 2010 – Alonso obtém terceira vitória da temporada

domingo, 11 de setembro de 2011 às 9:52

f110-alonso-italia-sabado-cockpit350Fernando Alonso contou com o ótimo trabalho de sua equipe Ferrari nos boxes para superar Jenson Button, da McLaren, e vencer o GP da Itália deste domingo em Monza.

Alonso foi ultrapassado por Button na largada e passou a maior parte da prova acompanhando o inglês de perto. O piloto da McLaren fez seu pit-stop para troca de pneus antes do rival, o que, aliado ao trabalho eficiente dos mecânicos da Ferrari, permitiu ao espanhol assumir a liderança após disputar a freada da primeira chicane.

Felipe Massa completou o grande dia da Ferrari ao subir ao pódio em terceiro. Sebastian Vettel tirou proveito máximo da estratégia da Red Bull de parar na última volta, e com uma boa performance, terminou em quarto, superando um problema de motor no início da corrida. Nico Rosberg (Mercedes) foi o quinto.

Mark Webber (Red Bull) chegou na sexta colocação e recuperou a liderança do campeonato, beneficiado pelo abandono de Lewis Hamilton (McLaren) na primeira volta. Nico Hulkenberg (Williams) obteve um ótimo sétimo lugar, à frente de Robert Kubica (Renault), Michael Schumacher (Mercedes) e de seu companheiro Rubens Barrichello, que fechou os dez primeiros.

Button fez uma excelente largada e ultrapassou Alonso antes da primeira curva, mesmo com o piloto da Ferrari tentando bloqueá-lo. Enquanto buscava dar o troco, o espanhol foi atacado por seu companheiro Massa. Os dois seguiram lado a lado até a freada da segunda chicane, quando Alonso finalmente se firmou no segundo lugar. Hamilton tentou tirar proveito e ganhar a posição de Massa, mas tocou na roda traseira esquerda do brasileiro e quebrou sua suspensão dianteira direita, abandonando logo em seguida.

Os três primeiros estabeleceram um ritmo forte e abriram uma vantagem confortável sobre Rosberg, Kubica e Hulkenberg. A primeira Red Bull vinha apenas em sétimo com Vettel. Webber novamente não largou bem, mas iniciou sua recuperação ultrapassando Schumacher para ganhar a oitava colocação na sexta volta. 15 voltas mais tarde, Vettel relatou problemas de motor pelo rádio após perder o sétimo lugar para seu companheiro de equipe, mas posteriormente voltou a andar rápido.

Kubica foi o primeiro entre os líderes a fazer seu pit-stop, na 34ª passagem. Rosberg e Webber pararam na 36ª, enquanto Button e Hulkenberg foram os próximos. O piloto da Williams ganhou a posição de Kubica na parada, e quando o polonês tentou atacá-lo, acabou sendo ultrapassado por Webber. Alonso entrou na volta 38, e com o ótimo trabalho da Ferrari, voltou pouco à frente de Button. Ambos disputaram a freada da primeira chicane, e o espanhol levou a melhor. Massa parou na 39 e se manteve em terceiro.

Restando três voltas para o final, Webber fez uma ótima ultrapassagem por fora sobre Hulkenberg na freada da segunda chicane e assumiu o sexto lugar, posição que manteve até o final e que lhe permitiu recuperar a liderança do campeonato após o abandono de Hamilton.

Enquanto Alonso abria uma diferença confortável sobre Button e seguia tranquilo rumo à bandeirada, Vettel, que subiu para quarto, e Vitaly Petrov (Renault), em décimo, adiavam ao máximo seus pit-stops. O russo parou na penúltima passagem; o alemão entrou na última e se deu bem, mantendo a quarta colocação na bandeirada, uma ótima atuação depois do problema de motor inicial.

Classificação da prova:

Pos.    Piloto        Equipe            Tempo
1.    Alonso        Ferrari            1h16:24.572
2.    Button        McLaren-Mercedes    a 2.938
3.    Massa        Ferrari            a 4.223
4.    Vettel        Red Bull-Renault    a 28.193
5.    Rosberg    Mercedes        a 29.942
6.    Webber        Red Bull-Renault    a 31.276
7.    Hulkenberg    Williams-Cosworth    a 32.812
8.    Kubica        Renault            a 34.028
9.    Schumacher    Mercedes        a 44.948
10.    Barrichello    Williams-Cosworth    a 1:04.200
11.    Buemi        Toro Rosso-Ferrari    a 1:05.00
12.    Liuzzi        Force India-Mercedes    a 1:06.100
13.    Petrov        Renault            a 1:18.900
14.    De la Rosa    Sauber-Ferrari        a 1 volta
15.    Alguersuari    Toro Rosso-Ferrari    a 1 volta
16.    Sutil        Force India-Mercedes    a 1 volta
17.    Glock        Virgin-Cosworth        a 2 voltas
18.    Kovalainen    Lotus-Cosworth        a 2 voltas
19.    Di Grassi    Virgin-Cosworth        a 2 voltas
20.    Yamamoto    HRT-Cosworth        a 2 voltas

Abandonos:

Trulli –       Lotus-Cosworth,               47 voltas
Senna –        HRT-Cosworth,                 12 voltas
Hamilton –     McLaren-Mercedes,             1 volta
Kobayashi –    Sauber-Ferrari,               1 volta

LS – www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.