F1 – Isola: Não recebemos um único pedido para alterar os pneus de 2019
quinta-feira, 13 de junho de 2019 às 18:16A Pirelli não recebeu um único pedido para trocar seus pneus de Formula 1, apesar das sugestões de que deveria voltar à especificação do ano passado para acabar com o domínio da Mercedes na temporada de 2019.
A introdução dos pneus 2019 da Pirelli, que são 0,4 mm mais finos em uma tentativa de reduzir bolhas e superaquecimento, coincidiu com a Mercedes vencer todas as sete corridas até o momento.
Durante o fim-de-semana do GP do Canadá, as críticas a esse efeito atingiram um novo nível de equipes como Ferrari e Red Bull pedindo para que a Pirelli volte com seus pneus de 2018.
No entanto, a Pirelli só pode alterar seus compostos se identificar uma preocupação de segurança, se a FIA solicitar, ou se 70% das equipes forem a favor dela.
A Autosport informou que a Pirelli não recebeu um único pedido oficial para trocar seus pneus.
“É muito claro como você pode modificar a construção ou os compostos durante a temporada”, disse o chefe da Pirelli na F1, Mario Isola, à Autosport.
“Eu não recebi nenhum pedido até agora.”
“Se eu receber uma solicitação que seja fundamentada, consideraremos essa solicitação. Vamos considerar o que temos que fazer para modificar os pneus e discutiremos isso com a FIA.”
“Nós, a Pirelli, podemos modificar a construção ou o composto, a especificação do pneu, apenas por segurança.”
“Mesmo que eu enviasse um pedido à FIA, para ser honesto, não sei o que escrever nesse pedido, porque não posso argumentar qualquer mudança em razão de segurança.”
“Não há preocupação de segurança.”
Isola diz que a Pirelli alcançou principalmente as metas de 2019 que foram acordadas em conjunto com a FIA, F1 e as equipes.
Estes alvos também visaram espaçar o desempenho dos compostos de forma mais uniforme e aumentar a janela de trabalho.
Isola admite que a janela de trabalho, que é um dos principais fatores limitantes para as equipes que lutam para tirar o máximo proveito dos pneus de 2019, ainda precisa ser melhorada.
Colocar os pneus na janela de trabalho se resume a uma combinação de fatores relacionados ao desempenho aerodinâmico e mecânico do carro, como isso faz com que o pneu interaja com o asfalto e a energia que passa pelo pneu – com o layout do circuito também senso um fator primário.
Todas as 10 equipes tiveram a opção de testar os pneus de 2019 pela primeira vez em Abu Dhabi no ano passado, com 20 conjuntos sendo usados para comparar as últimas escolhas restantes entre compostos e construções.
Isto seguiu-se ao uso de pneus mais finos, com base nos compostos usados do ano passado nos GPs da Espanha, França e Inglaterra de 2018.
No entanto, apesar do desempenho da Mercedes nessas corridas, a oportunidade subseqüente de testar os pneus de 2019 em duas semanas de testes de pré-temporada este ano – não foram levantadas preocupações sobre o impacto que os pneus poderiam ter.
Isola destacou que a igualdade de tratamento é vital para a Pirelli, que tem “um processo claro e rigoroso para fornecer os mesmos esforços para as equipes” em uma base operacional..
“Como projetar o carro, como gerar downforce, projetar a suspensão, isso é trabalho deles (equipes)”, acrescentou.
“Ainda temos que trabalhar na janela operacional, mas fizemos a maior parte do trabalho e agora cabe às equipes gerar energia.”
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